O projeto Implantação de protocolo de gerenciamento de Sepse: diminuição da mortalidade na UER-HC-Unicamp, realizado por Rafael Silva Marconato, Diretor da Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e aluno regular do Curso de Doutorado do Curso de Pós-graduação em Enfermagem; e por Ana Lucia Roscani Calusni, Marcos Roberto Da Silva e Mayra Carvalho Ribeiro, ganhou o primeiro lugar da Unicamp.
O objetivo da iniciativa foi a diminuição da mortalidade causada pela sepse, síndrome caracterizada por uma infecção grave que leva a um conjunto de alterações em todo o organismo, por meio de um gerenciamento mais eficiente. Apesar dos avanços no entendimento desta síndrome e relatórios recentes de melhores resultados desta condição, a sepse apresenta incidência epidêmica com taxa de mortalidade muito elevada. Estudos mostram que a cada hora de atraso na infusão do antimicrobiano, a sobrevivência dos pacientes com sepse grave diminui em 7,6%. É realizada a diferenciação dos pacientes com alto risco para essa patologia logo na chegada ao hospital, realocando-os como prioridade imediata no atendimento e iniciando imediatamente o antimicrobiano adequado.
O prêmio do HC foi para o projeto Informatização do processo de Classificação de Risco e implantação do Protocolo de Manchester na UER, também realizado por Rafael Silva Marconato e por Marcos Roberto da Silva. O Hospital de Clínicas da Unicamp e a Unidade de Emergência Referenciada começaram em maio de 2017 a modificação do sistema de classificação de risco adotando o Protocolo de Manchester e o aparelho TRIUS. Na terceira semana de maio, foram iniciados os treinamentos presenciais realizados pela empresa ToLife, fornecedora do equipamento. As operações passaram a ser realizadas pela equipe de enfermagem em julho de 2017, a partir da Classificação de Risco dos pacientes pediátricos.
O Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE constitui ação da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas e visa premiar anualmente os servidores técnicos e administrativos que se destacam por meio de iniciativas e projetos que contribuam para a melhoria da Universidade. Essa ação tem como finalidade promover a pro atividade na Universidade, além de viabilizar projetos de seus colaboradores.
A FEnf parabeniza os ganhadores pelas iniciativas que ajudam a melhorar as operações do HC!