No período de 27 a 30 de outubro de 2019, aconteceu o Congresso Brasileiro de Estomaterapia na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
O evento, que abordou o tema “Feridas, Estomias e Incontinência” contou com a participação de alunos e docentes da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Dentre eles, destacam-se as alunas Maria Carolina Pinto Martins, do curso de Graduação, Ana Claudia Barbosa e Uiara Aline de Oliveira Kaizer, alunas de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) e a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas.
A discente Maria Carolina apresentou os trabalho "Avaliação da eficácia de um treinamento relacionado à prevenção de lesão por pressão", "Validação de conteúdo de um instrumento de auditoria relacionado à prevenção de lesão por pressão" e "Simulação in situ: oportunidades latentes de melhoria na prevenção de lesão por pressão" que tiveram parcerias da orientadora Profa. Dra. Renata Cristina Gasparino e enfermeiros do Hospital de Clínicas da Unicamp.
As discentes do PPGEnf apresentaram três trabalhos intitulados “VALIDAÇÃO LINGUÍSTICA DO DIABETIC FOOT ULCER SCALE SHORT FORM (DFS-SF) PARA O BRASIL”, “EFEITO DAS ESTRATÉGIAS DE UM PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO DO ESTILO DE VIDA E O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO EM PACIENTES COM ÚLCERA VENOSA: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO” e “USO DE REDE NEURAL ARTIFICIAL NA TRIAGEM DE PESSOAS EM ALTO RISCO DE PÉ DIABÉTICO” referente suas teses de Doutorado.
Além da apresentação de trabalhos, a discente Uiara Kaizer também avaliou trabalhos durante o evento.
A Profa. Dra. Maria Isabel representou nossa Faculdade ministrando a palestra “Validação do método preditivo para introdução do cateter enteral na alimentação em adultos”.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza as alunas e docente pela busca incessante do aperfeiçoamento acadêmico e científico, o que nos orgulha grandemente em acompanhar.