Nos dias 23 e 24 de outubro de 2020, aconteceu o I Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos, evento promovido a partir de uma parceria entre docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
A egressa de Doutorado Luciana Palácio Fernandes Cabeça, juntamente com a Profa. Dra. Luciana de Lione Melo participaram do evento com a apresentação do trabalho intitulado “Temendo o não-ser da criança: O familiar diante do imprevisível”, que foi premiado como Menção Honrosa do Eixo Comunicação.
O trabalho intitulado "Temendo o não-ser da criança: o familiar diante do imprevisível" é parte dos resultados da Tese de Doutorado da Dra Luciana Palacio Fernandes Cabeça, defendida em 20/08/2020, no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp.
A Tese de Doutorado "Modos-de-ser de familiares de crianças hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica diante da comunicação de notícias difíceis" é uma pesquisa qualitativa fundamentada no referencial teórico de Martin Heidegger, que entrevistou 15 familiares de crianças hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva pediátrica para compreender como eles se organizam após receber o anúncio de notícias difíceis.
O trabalho premiado evidencia o choque, o desespero e o medo dos familiares diante do adoecimento da criança e da necessidade de cuidado intensivo. Esses sentimentos estão relacionados ao ambiente hostil, a tecnologia desconhecida e manipulação frequente da criança.Durante a hospitalização, os familiares falam do sentimento de impotência diante da não recuperação da criança. Nesse momento, a possibilidade da morte emerge com um intenso sofrimento.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza as autoras pela conquista e almeja uma trajetória de sucesso à nossa egressa!