As pós-graduandas Beatriz Pera de Almeida, Luciene Barbosa Bispo e Suellen Cristina Dias Emidio, em parceria com as Professoras Juliana Bastoni da Silva (representando a Área de Saúde da Criança e do Adolescente) e Elenice Valentim Carmona (representando a Área de Saúde da Mulher e do Recém-Nascido), desenvolveram atividade educativa sobre HPV (Papilomavírus Humano), abordando contágio, consequências da infecção e vacinação; o que se destinou a 50 adolescentes de 12 a 14 anos, que são acompanhados pela ONG Grupo Primavera, situada no Jardim São Marcos, em Campinas-SP. As pós-graduandas também abordaram mecanismos para prevenção e denúncia de violência contra a mulher, assim como equipamentos sociais e instituições que oferecem suporte às vítimas.
A atividade ocorreu na manhã do dia 25 de outubro como uma das propostas de atuação da Faculdade de Enfermagem no Outubro Rosa. No início desse mês o mesmo grupo esteve atuando junto a mulheres da ONG Primavera, oportunidade em que falaram sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
A atividade foi muito gratificante, visto que os adolescentes se mostraram atentos e interessados nos temas abordados. Alguns deles, inclusive, sentiram-se à vontade para realizar perguntas específicas e mais pessoais.
Fundada por voluntárias, em 1981, a ONG Grupo Primavera desenvolve programas de educação complementar para meninas de 08 a 18 anos, com programas inovadores de educação social que transformam a vida de muitas famílias há mais de 30 anos. Atende atualmente mais de 200 pessoas: crianças, adolescentes e mulheres.
Para saber mais sobre a ONG Grupo Primavera, acesse: http://gprimavera.org.br/