Eventos 2022

CAFÉ COM O PESQUISADOR

Convidamos a participarem do encontro "Café com o pesquisador". Este será um espaço de aprendizagem e discussão, com o docente convidado compartilhando sua experiência na pesquisa, abordando questões que envolvem bolsa produtividade, aprimoramento de projetos e produção científica.

Maria Helena Baena

Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Foi membro do Corpo Editorial da Revista Paulista de Enfermagem e Estima, atualmente é membro do Corpo Editorial do Journal of Communication in Healthcare Strategies, Media, and Engagement in Global Health. É consultora ad hoc da International Journal of Medical Informatics, Journal of Clinical Nursing, International Journal of Urological Nursing, Revista Latino-Americana de Enfermagem, Revista da Escola de Enfermagem da USP, Revista Mineira de Enfermagem, Acta Paulista de Enfermagem, Revista Brasileira de Fisioterapia, Texto & Contexto e outras. Presta, ainda, assessoria à FAPESP, CNPq e CAPES. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, diagnóstico de enfermagem, incontinência urinária e informática em enfermagem.

Maria Helena Melo

Professora Associada da  Faculdade de Enfermagem da UNICAMP e Membro Titular MS-5 na Congregação da Unidade. Membro Titular da Com. Central de Pesquisa da Unicamp entre 2015-2020. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem, Gestão 2020-2022. Membro Guest Associate Editor e Review Editor da Revista Frontiers in Clinical Diabetes and Healthcare e revisora de 07 periódicos internacionais. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Assistência ao Paciente com Diabetes Mellitus, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus, cuidado de enfermagem ao paciente com DM e Complicações no pé diabético, e investigação do processo de cicatrização de feridas cutâneas.

Eliana

Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP na Área de Fundamentos em Enfermagem. Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP em 1990. Mestre em Biologia Funcional e Molecular pelo Instituto de Biologia da Unicamp em 2002. Doutora em Fisiopatologia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP em 2005. Pós-Doutora com Bolsa FAPESP entre 2006 a 2008. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Trabalha na pesquisa de alvos terapêuticos e substâncias capazes de controlar o processo de cicatrização de feridas e obesidade.

Roberta

Professora Titular e Vice Presidente do Conselho Integrado da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (FEnf-Unicamp).  É assessora científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa  2 - CNPq.  Líder do Grupo de Pesquisa: Comportamentos em Saúde e Qualidade de Vida, cadastrado no CNPq. Desenvolve pesquisas na área de Enfermagem, com ênfase nos temas: Comportamentos em saúde, Qualidade de vida, Adesão medicamentosa, Adaptação e validação de instrumentos de medida, Intervenções de enfermagem baseadas em teoria e Processo de cuidar nas doenças crônicas não transmissíveis, em especial nas afecções do sistema cardiovascular.Possui colaboração em pesquisa com a Université Laval, Quebec, Canadá.

Ivan

Professor adjunto de Epidemiologia e Bioestatística do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB) e membro do corpo docente da Pós-Graduação em Avaliação de Tecnologias em Saúde do Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Integra a equipe de pesquisadores do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS) e a Rede de Colaboração Internacional Global Burden of Disease (GBD). Foi servidor da carreira de Analista de Políticas Sociais, tendo atuado principalmente na condução de sínteses de evidências, análise de dados e modelos de avaliação econômica e impacto orçamentário na assessoria da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), no Ministério da Saúde. Trabalha principalmente com os seguintes temas: Modelagem de Dados em Saúde, Avaliação Econômica e Avaliação de Tecnologias em Saúde, Carga de Doenças e fatores associados, Informação e Uso Racional de Medicamentos.