No período de 25 de março a 01 de abril de 2023, ocorreu o I Simpósio Acadêmico de Ginecologia e Obstetrícia da Medicina Albert Einstein, na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, na cidade de São Paulo.
O evento, que visa incentivar a participação de acadêmicos da área de saúde em atividades de pesquisa, visando complementar sua formação e enriquecer seus conhecimentos contou com a participação da discente de graduação Isabella Toscano Valentim Carlos, da egressa de graduação Beatriz Gigante Neves e da Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice.
As participantes apresentaram os trabalhos intitulados “Avaliação da satisfação e da sensação de bem-estar materno com a experiência de parto”, desenvolvido Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti-Caism/Unicamp, e “Avaliação do conhecimento de puérperas sobre as boas práticas de assistência ao parto”, desenvolvido no Hospital Estadual Sumaré – HES.
O trabalho intitulado “Avaliação da satisfação e da sensação de bem-estar materno com a experiência de parto”, premiado em 1º lugar no evento, teve como objetivo avaliar a satisfação com a experiência de parto de puérperas atendidas em um hospital de ensino. Como resultado, participaram do estudo 128 puérperas, com idade média de 30 anos. O escore médio de satisfação das participantes foi 208,7, variando no intervalo de 167 a 235 pontos, o que indica ótima satisfação com a experiência de parto (> 200 pontos). Não houve diferença estatisticamente significativa com o nível de satisfação entre os diferentes tipos de parto (normal ou cesariana).
Já o trabalho intitulado “Avaliação do conhecimento de puérperas sobre as boas práticas de assistência ao parto”, agraciado com o 2º lugar no evento, teve como objetivo investigar o conhecimento de puérperas sobre as boas práticas de assistência o parto. Seu resultado foi que participaram 242 puérperas com idade média de 27 anos, sendo 55,8% (n=135) pardas; 61,9% (n=150) solteiras; 55,4% (n=134) com Ensino Médio completo, 59% de risco habitual e média de 10 consultas de pré-natal. Para todos os itens avaliados sobre as boas práticas de assistência ao parto, a categoria “nenhuma informação” foi maior.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza as autoras pela premiação, bem como a docente pelo empenho na orientação dos trabalhos.