Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças, e organizou o projeto “PROSMI (Projeto de Proteção e Promoção da Saúde Materno-infantil)” nos abrigos e Porto Alegre (RS), em parceria com diferentes profissionais de diversas instituições.
Dentro os profissionais envolvidos, vale destacar a participação da Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, docente da área de Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido da FEnf, da egressa de Mestrado Fernanda de Souza Freitas Abbud e da egressa de Doutorado e pesquisadora colaboradora da FEnf, Profa. Dra. Suellen Cristina Dias Emidio, como autoras de capítulos que compõem o toolkit.
O primeiro toolkit (Proteção e Promoção da Saúde Materno-infantil em Situação de Calamidade) desenvolvido pelo projeto trata-se de um material instrucional, cujo objetivo é servir de apoio àqueles atuantes na linha de frente, com vistas a proteger e promover a saúde materno-infantil e prevenir maiores danos.
Dentre os materiais constantes neste toolkit, a Profa. Dra. Clara Sanfelice participou como autora do capítulo intitulado "Reconhecendo os Sinais de Trabalho de Parto em Gestantes Abrigadas", enquanto Fernanda e Suellen participaram do capítulo intitulado "Cuidados com o Recém-Nascido em Situação de Calamidade".
O material será distribuído de forma impressa nos abrigos e já se encontra disponível na Biblioteca Digital da UFRGS.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza todas os envolvidos neste projeto de enorme relevância e impacto na vida daqueles que sofreram e sofrem em decorrência das tragédias no Estado do Rio Grande do Sul.