Aluno de Mestrado realiza mobilidade internacional no Montreal Behavioural Medicine Centre

field_paragraph_noticias

No período de fevereiro e abril de 2020, o aluno do curso de Pós-graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Daisuke Hayashi Neto realizou curso de capacitação no Montreal Behavioural Medicine Centre (MBMC), no Canadá. Contemplado com a bolsa de mobilidade internacional CAPES-PRINT, o aluno realizou o estágio observacional sob supervisão dos pesquisadores Simon Bacon e Kim Lavoie.

Durante sua estadia, o discente acompanhou atividades dos diferentes núcleos de pesquisa que integram o MBMC, em especial: o grupo de síntese de conhecimento (META group, liderado pela pesquisadora brasileira, Dr.ª Paula A. B. Ribeiro), que durante o período estava trabalhando em diferentes revisões sistemáticas e na elaboração de uma diretriz de práticas clínicas para recomendação de exercícios físicos; o grupo de pesquisa Motivational Communication (MC group), que estava no processo de desenvolvimento e testes de uma plataforma para treinamento em habilidades de comunicação motivacional voltada para médicos; entre outros núcleos envolvidos em projetos de grande relevância para a área de medicina comportamental.

Além das atividades de visita técnica, Daisuke teve a oportunidade de apresentar seu projeto de pesquisa do Mestrado.

Ao longo do estágio, a pandemia do COVID-19 cresceu e tornou-se um problema de saúde mundial. As atividades do estágio não puderam mais ser conduzidas presencialmente no MBMC, localizado no Hôpital du Sacré-Coeur, mas sim à distância. Ainda assim, a equipe manteve-se produtiva. Rapidamente, os professores iniciaram um novo projeto de pesquisa, o estudo iCare, visando compreender como as pessoas ao redor do mundo estão respondendo à pandemia e quais fatores afetam sua adesão às recomendações de prevenção feitas pelos órgãos de saúde, pesquisa da qual contou com a participação do aluno na equipe, que já ouviu mais de vinte mil participantes ao redor de 140 países, e poderá auxiliar na criação de formas mais efetivas de ajudar a população a aderir a comportamentos vitais para que a humanidade vença o flagelo do COVID-19. Mais informações sobre o estudo podem ser consultadas através do link https://mbmc-cmcm.ca/covid19/.

Segundo o discente de Mestrado “Sou imensamente grato à CAPES, à faculdade de enfermagem da UNICAMP, e ao grupo de pesquisadores do MBMC pela oportunidade ímpar de contribuir para a colaboração científica entre o Brasil e o Canadá. Apesar dos desafios inesperados ao longo do caminho, tais experiências foram um divisor de águas em minha formação na pós-graduação”.         

A Faculdade de Enfermagem parabeniza o aluno Daisuke por todo seu empenho e busca incessante pelo conhecimento científico e acadêmico.


Compartilhe

   Na última Conferência da NANDA Internacional 2021, realizada nos dias 16 e 17 de junho de 2021, que se deu em parceria com Connell School of Nursing do Boston College (Massachusetts, US), a Profa. Dra. Elenice Valentim Carmona, docente da FEnf da área de Enfermagem em Saúde da Mulher e do Recém-Nascido foi nomeada “…

O Projeto Telessaúde e a disciplina AM093 produziram um vídeo para tentar conscientizar a população sobre os cuidados em tempos de pandemia, apresentar algumas dicas seguras e divulgar nosso serviço telefônico para ajudar a orientar e sanar as dúvidas em geral sobre a pandemia. Essa intervenção vai de encontro com as projeções para os…

   Artigo proveniente dos resultados gerados a partir da dissertação do discente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Daniel Gonçalves Campos em parceria com a orientadora, Profa. Dra. Ana Railka de Souza Oliveira Kumakura, autores de diversas universidades brasileiras e autora da Mennonite College of Nursing, dos…

No dia 18 de maio comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, e apesar de sabermos que essa é uma luta diária, é importante localizarmos um dia para concentrar manifestações, reflexões para fortalecermos dessa causa.  A data nos faz relembrar o Movimento da Reforma Psiquiátrica iniciado na década de 70. Essa data, da luta…

No dia 11 de maio de 2021, o periódico JAMA publicou o artigo “Effect of a Digital Intervention on Depressive Symptoms in Patients With Comorbid Hypertension or Diabetes in Brazil and Peru” escrito pelos autores Prof. Dr. Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Ricardo Araya , do King’s College London…