Aluno de Mestrado realiza mobilidade internacional no Montreal Behavioural Medicine Centre

field_paragraph_noticias

No período de fevereiro e abril de 2020, o aluno do curso de Pós-graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Daisuke Hayashi Neto realizou curso de capacitação no Montreal Behavioural Medicine Centre (MBMC), no Canadá. Contemplado com a bolsa de mobilidade internacional CAPES-PRINT, o aluno realizou o estágio observacional sob supervisão dos pesquisadores Simon Bacon e Kim Lavoie.

Durante sua estadia, o discente acompanhou atividades dos diferentes núcleos de pesquisa que integram o MBMC, em especial: o grupo de síntese de conhecimento (META group, liderado pela pesquisadora brasileira, Dr.ª Paula A. B. Ribeiro), que durante o período estava trabalhando em diferentes revisões sistemáticas e na elaboração de uma diretriz de práticas clínicas para recomendação de exercícios físicos; o grupo de pesquisa Motivational Communication (MC group), que estava no processo de desenvolvimento e testes de uma plataforma para treinamento em habilidades de comunicação motivacional voltada para médicos; entre outros núcleos envolvidos em projetos de grande relevância para a área de medicina comportamental.

Além das atividades de visita técnica, Daisuke teve a oportunidade de apresentar seu projeto de pesquisa do Mestrado.

Ao longo do estágio, a pandemia do COVID-19 cresceu e tornou-se um problema de saúde mundial. As atividades do estágio não puderam mais ser conduzidas presencialmente no MBMC, localizado no Hôpital du Sacré-Coeur, mas sim à distância. Ainda assim, a equipe manteve-se produtiva. Rapidamente, os professores iniciaram um novo projeto de pesquisa, o estudo iCare, visando compreender como as pessoas ao redor do mundo estão respondendo à pandemia e quais fatores afetam sua adesão às recomendações de prevenção feitas pelos órgãos de saúde, pesquisa da qual contou com a participação do aluno na equipe, que já ouviu mais de vinte mil participantes ao redor de 140 países, e poderá auxiliar na criação de formas mais efetivas de ajudar a população a aderir a comportamentos vitais para que a humanidade vença o flagelo do COVID-19. Mais informações sobre o estudo podem ser consultadas através do link https://mbmc-cmcm.ca/covid19/.

Segundo o discente de Mestrado “Sou imensamente grato à CAPES, à faculdade de enfermagem da UNICAMP, e ao grupo de pesquisadores do MBMC pela oportunidade ímpar de contribuir para a colaboração científica entre o Brasil e o Canadá. Apesar dos desafios inesperados ao longo do caminho, tais experiências foram um divisor de águas em minha formação na pós-graduação”.         

A Faculdade de Enfermagem parabeniza o aluno Daisuke por todo seu empenho e busca incessante pelo conhecimento científico e acadêmico.


No período de 18 a 25 de junho de 2024, a Comissão de Equidade, Diversidade, Ações Afirmativas, Inclusão, Pertencimento e Permanência (CEDAIP) e a equipe de facilitadores do curso Ubuntu, ambos da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, receberam o pesquisador Dr. Jaergenton Corrêa, Professor Visitante do Instituto de Artes da Unicamp, para uma…

  A Profa. Dra. Débora de Souza Santos, docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva da FEnf, recebeu na última sexta-feira (28/06) o Diploma Anna Nery, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, em Reunião Solene realizada na cidade de Campinas-SP. Criado em 2012, o Prêmio Anna Nery, é concedido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos…

Vivência Ubuntu de Educação Antirracista: Formação para Profissionais de Recursos Humanos foi uma iniciativa conjunta da Direção de Recursos Humanos do Hospital de Clínicas da Unicamp, da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP) e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DEDH). O curso ocorreu nos dias 17 e 21 de junho de…

  No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da…

  Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),…