No período de fevereiro e abril de 2020, o aluno do curso de Pós-graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Daisuke Hayashi Neto realizou curso de capacitação no Montreal Behavioural Medicine Centre (MBMC), no Canadá. Contemplado com a bolsa de mobilidade internacional CAPES-PRINT, o aluno realizou o estágio observacional sob supervisão dos pesquisadores Simon Bacon e Kim Lavoie.
Durante sua estadia, o discente acompanhou atividades dos diferentes núcleos de pesquisa que integram o MBMC, em especial: o grupo de síntese de conhecimento (META group, liderado pela pesquisadora brasileira, Dr.ª Paula A. B. Ribeiro), que durante o período estava trabalhando em diferentes revisões sistemáticas e na elaboração de uma diretriz de práticas clínicas para recomendação de exercícios físicos; o grupo de pesquisa Motivational Communication (MC group), que estava no processo de desenvolvimento e testes de uma plataforma para treinamento em habilidades de comunicação motivacional voltada para médicos; entre outros núcleos envolvidos em projetos de grande relevância para a área de medicina comportamental.
Além das atividades de visita técnica, Daisuke teve a oportunidade de apresentar seu projeto de pesquisa do Mestrado.
Ao longo do estágio, a pandemia do COVID-19 cresceu e tornou-se um problema de saúde mundial. As atividades do estágio não puderam mais ser conduzidas presencialmente no MBMC, localizado no Hôpital du Sacré-Coeur, mas sim à distância. Ainda assim, a equipe manteve-se produtiva. Rapidamente, os professores iniciaram um novo projeto de pesquisa, o estudo iCare, visando compreender como as pessoas ao redor do mundo estão respondendo à pandemia e quais fatores afetam sua adesão às recomendações de prevenção feitas pelos órgãos de saúde, pesquisa da qual contou com a participação do aluno na equipe, que já ouviu mais de vinte mil participantes ao redor de 140 países, e poderá auxiliar na criação de formas mais efetivas de ajudar a população a aderir a comportamentos vitais para que a humanidade vença o flagelo do COVID-19. Mais informações sobre o estudo podem ser consultadas através do link https://mbmc-cmcm.ca/covid19/.
Segundo o discente de Mestrado “Sou imensamente grato à CAPES, à faculdade de enfermagem da UNICAMP, e ao grupo de pesquisadores do MBMC pela oportunidade ímpar de contribuir para a colaboração científica entre o Brasil e o Canadá. Apesar dos desafios inesperados ao longo do caminho, tais experiências foram um divisor de águas em minha formação na pós-graduação”.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza o aluno Daisuke por todo seu empenho e busca incessante pelo conhecimento científico e acadêmico.