Discente de Doutorado é contratado pela University of Nebraska

Em meio à pandemia e às inseguranças enfrentadas pela pesquisa no Brasil, podemos apresentar conquistas oriundas dos estudos realizados pelos nossos alunos. E é com imenso orgulho que parabenizamos nosso discente de Doutorado, Carlos Jorge Poblete Jara pela contratação na Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos para trabalhar na análise genética de pacientes COVID-19 e possível desenvolvimento de tratamentos contra coagulopatia associada ao COVID-19.

O aluno é um dos discentes estrangeiros, que iniciou os estudos em nosso Programa de Pós-graduação em Enfermagem no nível Mestrado e deu continuidade para o Doutorado. Orientado pela Profa. Dra. Eliana Pereira de Araújo, Carlos realiza sua pesquisa intitulada “Avaliação do tratamento tópico com o complexo fibrinogênio-fibronectina no processo de cicatrização de feridas” com defesa da tese de Doutorado prevista para o dia 26/05/2021.

Em parceria com a orientadora e o Prof. Dr. Bill Velander da Universidade de Nebraska, o aluno tem desenvolvido hipóteses sobre a coagulopatia associada ao COVID-19, já com dois artigos publicados sobre o tema, sendo um deles da Nature-Scientific Report.

Além dos estudos já realizados, estão em preparação de um terceiro artigo relacionado ao processo de vacinação e como, desde a enfermagem, é possível melhorar este processo que está acontecendo em escala mundial.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza o discente pela grande conquista, pelo empenho em promover conteúdos de extrema qualidade oriundos de seu estudo, além de parabenizar a Profa. Dra. Eliana Pereira de Aráujo pelo trabalho conjunto e toda parceria internacional conquistada através do Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt, do qual é coordenadora do projeto da Faculdade de Enfermagem.

Agradecemos também, a parceria com o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da Unicamp, onde o aluno realizou grande parte de sua pesquisa em laboratório.

Os artigos publicados pelo aluno podem ser acessados abaixo:
https://www.nature.com/articles/s41598-020-76488-2

https://aacijournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13223-020-00509-y

https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.01.04.21249167v1

 

1
2

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…