De 12 de janeiro a 13 de abril de 2018, as discentes do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da FEnf-UNICAMP realizaram atividades junto a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – Portugal.
A discente Juliany Lino Gomes Silva participou no período de 12 de janeiro a 13 de abril de 2018 do Programa Santander de Mobilidade Internacional que procura promover a cooperação entre a Unicamp e as instituições de ensino e pesquisa localizadas em países ibero-americanos. A aluna realizou este programa junto a Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – Portugal participando, dentre outras atividades, do projeto estruturante Simulação no Ensino de Enfermagem sob orientação do Prof. Dr. José Carlos Amado Martins e coorientação do Prof. Luis Sarnadas. Foram desenvolvidas também atividades como produção científica, acompanhamento das atividades de ensino da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, assistência das atividades de ensino e gestão dos laboratórios de simulação e visitas técnicas.
Jennifer Bazilio também participou do Programa Santander de Mobilidade Internacional, realizando atividades de simulação, acadêmicas, estudos de casos e visitas técnicas. Além das atividades propostas pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a discente realizou apresentação do projeto de doutoramento no Seminário Internacional de Formação de Investigadores da UICISA.
Ambas as alunas desenvolveram atividades como acompanhamento e observação da aplicação das atividades no ensino dos alunos de graduação de Enfermagem, participação em cenário de alta fidelidade como facilitadoras, montagem dos cenários e organização da ordem de rotações dos alunos, em conjunto com o coordenador do Centro de Simulação. Realizaram visitas técnicas objetivando conhecer o funcionamento do sistema de saúde pública em Portugal em unidades de cuidados personalizados, cuidados coletivos, reabilitação, centros de saúde e unidades de saúde familiar, onde participaram de visitas domiciliares com os profissionais enfermeiros.
Realizaram visita em dois dos maiores centros de Simulação de Portugal, da Universidade de Coimbra e da Universidade do Porto. “Neste momento pudemos conhecer o serviço de gestão da unidade, as atividades desenvolvidas e a estruturas diversificadas”, dizem as alunas. Durante a estadia, as alunas receberam propostas para participação em aulas e trabalhos conjuntos aos docentes e alunos da ESEnfC.
Segundo Jennifer, esta oportunidade a proporcionou experiências enriquecedoras, profissionalmente e pessoalmente, sendo exposta a diversas culturas, línguas e costumes.
Para Juliany, o principal para aqueles que querem realizar esse tipo de atividade é ir atrás de seus objetivos, entrando em contato com os centros de referência em outros países dentro da sua área de pesquisa, propondo trabalhos, projetos ou parcerias e aproveitando as oportunidades que a Universidade Estadual de Campinas oferece para tornarem possíveis esses objetivos.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza as alunas pela iniciativa e aprimoramento de seus conhecimentos e espera que suas experiências sirvam de incentivo aos demais discentes da FEnf!