Docente da FEnf é uma das organizadoras do Fórum Permanente “Morte Encefálica, manutenção do potencial doador e entrevista familiar: capacitar para avançar”

No dia 16 de setembro de 2022, aconteceu o Fórum Permanente “Morte Encefálica, manutenção do potencial doador e entrevista familiar: capacitar para avançar”, organizado por Profa. Dra. Rafaela Batista dos Santos Pedrosa, Dr. Luiz Antônio da Costa Sardinha, Dr. Helder José Lessa Zambelli, Enfa. Maria Valéria Omena Athayde, Enf. Ms. Klênio de Oliveira Bonfim, Enfa. Luciana Aparecida dos Santos, Enfa. Paula Pereira Bispo e Enfa. Julieth Lage, numa parceria da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP e da Organização de Procura de Órgãos da UNICAMP.

O evento, que contou com a participação de mais de 400 pessoas, promoveu um debate entre especialistas sobre as etapas do processo de diagnóstico da morte encefálica, processo de doação de órgãos e sugestões de reorganização do ambiente de trabalho com definição dos papéis de cada profissional de saúde.

O transplante de órgãos e tecidos consiste no tratamento final de muitos pacientes com falência de órgãos em estágio final, entretanto, há uma limitação para a expansão desta terapia pois há uma disparidade entre a oferta e a demanda. Em 2019, 153.863 transplantes de órgãos foram realizados em todo o mundo, o que representa menos de 10% do total das necessidades.

No Brasil, estas discrepâncias estão associadas às falhas nos processos de reconhecimento da ME, de abordagem familiar e de manutenção clínica do potencial doador (PD) e isso tem mobilizado autoridades para minimizar esta diferença. Desta forma, é fundamental a formação e treinamento prático das equipes de saúde para que se proporcione o mínimo de homogeneidade na manutenção do PD, impactando diretamente na oferta órgãos, à diminuição de perda de doadores por colapso cardiovascular e ao aumento da sobrevida pós-transplante.

                A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os organizadores do evento, em especial a docente Profa. Dra. Rafaela Batista dos Santos Pedrosa, por todo o conhecimento transmitido, bem como pela abordagem de extrema importância no tema abordado.

 

1
2
3
4
5

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…