Faculdade de Enfermagem tem participação relevante em projeto voltado às vítimas das tragédias no Rio Grande do Sul

 

Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças, e organizou o projeto “PROSMI (Projeto de Proteção e Promoção da Saúde Materno-infantil)” nos abrigos e Porto Alegre (RS), em parceria com diferentes profissionais de diversas instituições.

Dentro os profissionais envolvidos, vale destacar a participação da Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, docente da área de Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido da FEnf, da egressa de Mestrado Fernanda de Souza Freitas Abbud e da egressa de Doutorado e pesquisadora colaboradora da FEnf, Profa. Dra. Suellen Cristina Dias Emidio, como autoras de capítulos que compõem o toolkit.

O primeiro toolkit (Proteção e Promoção da Saúde Materno-infantil em Situação de Calamidade) desenvolvido pelo projeto trata-se de um material instrucional, cujo objetivo é servir de apoio àqueles atuantes na linha de frente, com vistas a proteger e promover a saúde materno-infantil e prevenir maiores danos.

Dentre os materiais constantes neste toolkit, a Profa. Dra. Clara Sanfelice participou como autora do capítulo intitulado "Reconhecendo os Sinais de Trabalho de Parto em Gestantes Abrigadas", enquanto Fernanda e Suellen participaram do capítulo intitulado "Cuidados com o Recém-Nascido em Situação de Calamidade".

O material será distribuído de forma impressa nos abrigos e já se encontra disponível na Biblioteca Digital da UFRGS.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todas os envolvidos neste projeto de enorme relevância e impacto na vida daqueles que sofreram e sofrem em decorrência das tragédias no Estado do Rio Grande do Sul.

Imagem mostra a capa do documento chamado Proteção e promoção da saúde materno-infantil em situação de calamidade, toolkit

 

  No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da…

  Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),…

  Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes,…

  No dia 24 de maio de 2024 aconteceu o evento científico intitulado “DIÁLOGOS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE CUIDADO”, atividade vinculada ao projeto de pesquisa Pesquisa-Ação: Implementação do Processo de Enfermagem na Rede de Atenção Psicossocial do município de Jundiaí – SP/Brasil, realizado em…

  No último dia 23 de maio de 2024, nas dependências da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, os Grupos de Pesquisa "Intervenções e Comportamentos Relacionados à Saúde" e "Comportamentos em Saúde e Qualidade de Vida" promoveram uma aula aberta para toda a comunidade da FEnf. O evento teve como tema "Os conceitos centrais da disciplina e o ensino da…