Faculdade de Enfermagem tem representação significativa no 3° Congresso Paulista de Estomaterapia

Nos dias 17 e 18 de junho de 2022, no Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo –SP, aconteceu o 3° Congresso Paulista de Estomaterapia.

O evento, que busca contemplar as noções básicas e conhecimentos avançados nas áreas da Estomaterapia, possibilitando a participação não só de especialistas, mas de todos os profissionais que cuidam de pessoas com estomias, feridas e incontinências, teve como tema central “SOBEST 30 ANOS: Cuidado, Ciência e (Re)Conhecimento”, abordando o cuidado às pessoas com estomias, feridas e incontinências, tendo a Ciência como base norteadora do conhecimento baseado em evidências científicas, para uma prática clínica segura e qualificada.

A Faculdade de Enfermagem da Unicamp foi representada no evento com a participação de discentes e docente. A aluna Angélica Olivetto de Almeida, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, nível Doutorado, atuou como palestrante no tema “Estratégias de ensino aprendizagem na estomaterapia” e como avaliadora de trabalhos no formato e-poster e apresentação oral, a egressa de Mestrado, Mariana de Jesus Meszaros, atuou como moderadora das mesas “Estratégias de ensino aprendizagem na Estomaterapia” e “Estomaterapia e terapia infusional: atuação integrada e atualizada”, além de apresentar o trabalho intitulado “Elaboração do protocolo sobre o uso da fotobiomodulação com o laser de baixa potência como adjuvante no tratamento de feridas em um hospital quartenário no interior do estado de São Paulo”, com os autores Keila Mara Ribeiro De Faria, Vanessa Abreu Da Silva, Ivan Rogério Antunes, Renata Fagani, Mariana De Jesus Meszaros e Juliana Lenzi.

A docente Profa. Dra. Daniela Fernanda dos Santos Alves apresentou o trabalho intitulado “Medidas de prevenção e tratamento de dermatite associada à incontinência: elaboração de um protocolo para uma assistência segura”, de autoria de Keila Mara Ribeiro de Faria, Vanessa Abreu da Silva, Renata Ferreira Magalhães e Daniela Fernanda dos Santos Alves. A Dra. Juliany Lino Gomes da Silva, enfermeira responsável pelo Laboratório de Habilidades da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e egressa de Doutorado da FEnf, também teve sua participação como palestrante do tema “Estratégias de Ensino aprendizagem na Estomaterapia” e como avaliadora de trabalhos orais.

A aluna de Mestrado da FEnf, Samantha Perissotto, recebeu Menção Honrosa com o trabalho apresentado no formato oral intitulado “Avaliação da validade de conteúdo do “índice del self-care per persone con stomia”” de autoria de Samantha Perissotto, Vanessa Abreu da Silva e Renata Cristina Gasparino.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todas as envolvidas no evento pela representatividade e busca incessante pelo conhecimento e inovação.

1
2
3
4

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…