FEnf recebe Prof. Rafael Pimentel Maia, do Grupo de Trabalho Ingresso Unicamp 2019

No dia de hoje, a comunidade interna da FEnf recebeu o Prof. Dr. Rafael Maia, docente do Departamento de Estatística do IMECC, Coordenador de Pesquisa e Gestão da Informação da Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST) e memebro do Grupo de Trabalho (GT) Ingresso Unicamp 2019. A pauta da palestra baseou-se na apresentação da proposta delineada pelo GT, com vistas a criar estartégias para formalizar o acesso de estudantes à Universidade por meio de cotas étnico-raciais.

Participaram da reunião docentes, dicentes e funcionários da unidade, totalizando cerca de 40 pessoas. 

A exposição do Prof. Rafael incluiu:

1) alterações no Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS);

2) oferta parcial de vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU)-INEP/MEC;

3) adoção de cotas étnico-raciais;

4) criação do Vestibular Indígena;

e 5) ingresso por vagas designadas para melhores classificados em olimpíadas, competições de conhecimento ou outras modalidades que demonstrem desempenho excepcional do estudante a critério de áreas específicas. 

Em suma, do total das vagas, 15% serão reservadas via vestibular para autodeclarados pretos e pardos (PP); 10% serão reservadas via SISU para candidatos que cursarem todo o Ensino Médio em escola pública (EP); 5% serão reservadas via SISU para autodeclarados pretos e pardos; e 5% serão reservadas via SISU para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e que tenham cursado o ensino médio em escola pública (PPI + EP). Assim, 25% das vagas totais serão reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos (PP) (15% no Vestibular e 10% no SISU), e 15% do total de vagas serão reservadas no SISU para candidatos que cursarem todo o Ensino Médio em escolas públicas (EP).

O conteúdo apresentado pelo Prof. Rafael pode ser acessado na íntegra na em documento apresentado ao CONSU na reunião do dia 31 de agosto de 2017. Para lê-lo, clique aqui!

Como próxima etapa, a Diretoria convida a todos para no dia 22/09/17 às 10h00 realizar os apontamentos necessários para a elaboração do documento final, contendo a posição da Faculdade de Enfermagem a respeito da política de ingresso, no Anfiteatro da Faculdade de Enfermagem. 

 

  A Profa. Dra. Débora de Souza Santos, docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva da FEnf, recebeu na última sexta-feira (28/06) o Diploma Anna Nery, concedido pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), em Reunião Solene realizada na cidade de Campinas-SP. Criado em 2012, o Prêmio Anna Nery, é concedido pelo Sistema…

Vivência Ubuntu de Educação Antirracista: Formação para Profissionais de Recursos Humanos foi uma iniciativa conjunta da Direção de Recursos Humanos do Hospital de Clínicas da Unicamp, da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP) e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DEDH). O curso ocorreu entre os dias 22 a 26 de…

  No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da…

  Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),…

  Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes,…