A Liga Mundial de Hipertensão está promovendo um rastreamento da hipertensão arterial em diversos países. Ele já foi realizado no Canadá e, neste momento, está sendo desenvolvido no Haiti e em Camarões. No Brasil foi criado um Comitê Coordenador desta atividade, por iniciativa da Profa. Dra. Eugênia Velludo Veiga, docente na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.
Para esta atividade de rastreamento está sendo organizado um evento junto à população, o qual deverá ocorrer no próximo mês de agosto em diversos locais, inclusive em Campinas. Além das atividades previstas, a Liga Mundial de Hipertensão solicita que sejam realizadas ações educativas junto aos profissionais que atuam nos serviços de saúde, nos quais a hipertensão pode ser detectada, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde – UBS.
A convite da Profª Eugênia, o Prof. Dr. José Luiz Tatagiba Lamas, da FEnf – UNICAMP, integra esse Comitê. Outros docentes da FEnf também estão envolvidos nesta atividade, como as Profas Dras Érika Christiane Marocco Duran, Marília Estevam Cornélio e Ana Railka de Souza Oliveira, e todos os membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Pressão Arterial (GEPPA).
Informações adicionais sobre o rastreamento serão divulgadas em breve.