“A Simulação é uma técnica não uma tecnologia” – esta é uma afirmação feita por David Gaba, um dos procursores no uso da Simulação no ensino a profissionais de saúde, utilizando manequins e simuladores mais sofisticados que o convencional. Esta afirmação é importante para apresentar um dos objetivos do Curso de Capacitação de Instrutores de Simulação Realística com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem, tema do projeto de mestrado da aluna Danielle Leite de Lemos Oliveira, enfermeira, Especialista em Design Instrucional/Docência/Saúde da Família e Instrutora de Simulação Realística; orientanda da Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
O curso foi oferecido no período de 14 de setembro a 26 de outubro de 2016 e nele foram apresentados o conceito e a aplicabilidade da Simulação no ensino da Enfermagem, capacitando professores e docentes da FEnf para o uso deste método no ensino da profissão, desde a remontagem de uma UTI ao cenário do consultório da atenção básica. O curso foi semipresencial, isto é, do total de 36 horas, 18 horas foram destinadas a atividades realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, e as outras 18 horas investidas em encontros presenciais para discussões, apresentações, elaboração de cenários em Simulação pelos participantes, técnicas de feedback, rodagem dos cenários, entre outros.
De acordo com Danielle, a Simulação pode ser também considerada como a criação de um ambiente controlado, em qu os estudantes terão oportunidade de emergirem em situações vivenciais da prática, mas sem os riscos da vivência clínica, em que os erros são pontos chaves para melhoria da assistência e do preparo profissional. Para tanto, desde o planejamento da aula à realização das discussões pós simulação, as técnicas e passos inerentes ao método devem ser observados, os quais tornam o estudante protagonista em seu processo de aprendizagem, mas sempre norteado por seu facilitador-instrutor.
A mestranda considera que para sua trajetória no Mestrado a idealização deste curso, seu planejamento, elaboração e implementação têm sido, além de grande desafio, grande oportunidade de novas parcerias e aprofundamento do tema, bem como apresentação de estratégia inovadora na capacitação de docentes de Enfermagem sobre o potencial que o uso da Simulação e da plataforma virtual de ensino trazem em benefício da formação profissional.
A Fenf parabeniza a mestranda Danielle e a Profa. Maria Helena pela inciativa inovadora e faz votos de que o curso de capacitação seja oferecido em outras oportunidades para a comunidade da FEnf!