A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), publicou no dia 1º de dezembro, por conta do Dia Mundial da AIDS, novo documento relevante para a saúde. O UNAIDS é uma parceria inovadora que encoraja, mobiliza e apoia países para alcançar o acesso universal a prevenção, tratamento e cuidados no que concerne ao HIV. Reúne recursos do Secretariado do UNAIDS e de 11 agências das Nações Unidas em esforços coordenados e especializados para unir o mundo contra a AIDS.
O novo relatório evidencia que os países estão entrando no chamado Fast-Track – Via Rápida, em português -, com um milhão de pessoas a mais tendo acesso ao tratamento antirretroviral em apenas seis meses.
Em junho de 2016, cerca de 18,2 milhões de pessoas tiveram acesso aos medicamentos que são capazes de salvar vidas, incluindo 910.000 crianças, o dobro do número registrado cinco anos atrás. Se esses esforços forem mantidos e ampliados, o mundo estará no caminho para alcançar a meta de 30 milhões de pessoas em tratamento até 2020.
O relatório conclui que os investimentos devem ser feitos de forma sensata ao longo do ciclo de vida, usando uma abordagem com foco em localidade e população, para garantir que os programas de alto impacto e orientados por evidências estejam disponíveis nas áreas geográficas e entre as populações mais necessitadas.
A publicação exorta os países a continuarem no processo de Aceleração da Resposta para prevenção, testagem e tratamento para o HIV, a fim de pôr fim à epidemia de AIDS como ameaça à saúde pública até 2030 e de assegurar que as gerações futuras vivam livres do HIV.
Para acessar ao documento na íntegra, clique aqui.