No último dia 14, a disciplina de Antropologia Filosófica, Educação e Enfermagem, oferecida aos alunos do Curso de Graduação, contou com duas pesquisadoras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A disciplina é coordeanada pela Profa. Dra. Maria Filomena Vilela e conta ainda com as docentes Ariane Polidori Dini e professora Aline Marconato.
As convidadas, Tatiana Barbarini, Doutora em Sociologia pela UNICAMP; Pós-doutoranda pela UNIFESP/campus Baixada Santista e Lecy Sartori Doutora em Antropologia Social pela UFSCar, doutoranda pela UNIFESP/campus Baixada Santista; abordaram o tema "Antropologia da Saúde". A palestra tinha como finalidade apresentar aos estudantes um panorama da construção do interesse antropológico pelos processos de saúde e doença. Nesse sentido, foram apresentadas as contribuições da Antropologia para a compreensão desses processos e para a prática dos profissionais de saúde, particularmente a enfermagem.
A aula aconteceu pela manhã e foi aberta aos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Práticas de Enfermagem e Saúde (GEPEPES), coordenado pela Profa. Dra. Eliete Maria Silva. No período da tarde as pesquisadoras participaram da reunião do GEPEPES, em que contribuíram com a discussão dos objetos de pesquisa de alguns dos membros do grupo.