Pesquisadores da FEnf descobrem potencial efeito do ácido glutâmico na promoção do crescimento capilar

Na última edição do periódico Scientific Reports (Nature) pesquisadores da FEnf e colaboradores publicaram um artigo no qual foi desvendado parte importante da ação de um neurotransmissor, o ácido glutâmico, na pele.

O ácido glutâmico é o principal neurotransmissor excitatório atuando tanto no cérebro quanto nos tecidos periféricos. A distribuição anormal dos receptores do ácido glutâmico ocorre em condições hiperproliferativas da pele, como psoríase e regeneração cutânea; no entanto, a função biológica do ácido glutâmico na pele permanece obscura.

Usando abordagens ex vivo, in vivo e in silico, os pesquisadores mostraram que o ácido glutâmico exógeno promove o crescimento de pelos e a proliferação de queratinócitos. A aplicação tópica de ácido glutâmico diminuiu a expressão de genes relacionados à apoptose na pele e aumentou a viabilidade e proliferação celular em culturas de queratinócitos humanos. Além disso, demonstraram também a existência de uma nova via de sinalização cutânea mediada por esse neurotransmissorque controla a proliferação dos queratinócitos e do folículo piloso. Assim, o ácido glutâmico surge como um componente do sistema nervoso periférico que atua no controle do crescimento celular cutâneo.

Esses resultados levantam a perspectiva do uso farmacológico e nutricional do ácido glutâmico no tratamento de dermatoses, explica Carlos Poblete Jara, discente recém-egresso do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e autor da pesquisa realizada no Laboratório de Sinalização Celular do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (Cepid-OCRC) da Unicamp.

Além de Carlos P Jara e Natália Ferreira Mendes, recém-egressos do PPG-Enf, também assinam o artigo dois discentes da graduação, Beatriz de Andrade Berti e Renan de Medeiros Bezerra, orientados pela Profa. Dra. Eliana Pereira de Araujo. Os demais pesquisadores integram a co-autoria do trabalho: Daiane Fátima Engel, Ariane Maria Zanesco, Gabriela Freitas Pereira de Souza, Julia de Toledo Bagatin, Silvya Stuchi Maria-Engler, Joseane Morari, Willian H Velander (Universidade de Nebraska) e Lício A. Velloso.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os envolvidos pela pesquisa de extremo valor para a sociedade e para a ciência mundial!

 Link para o artigo completo: https://www.nature.com/articles/s41598-021-94816-y

1

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…