Curso com inscrições abertas: ENTREVISTA MOTIVACIONAL - FERRAMENTA PARA A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM SAÚDE - inscrições até 16/09/22

ENTREVISTA MOTIVACIONAL - FERRAMENTA PARA A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM SAÚDE

GERAL: Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de utilizar as técnicas da entrevista motivacional para dar suporte à mudança de comportamento em saúde. ESPECÍFICOS: a) Usar as habilidades de entrevista motivacional para mudança de comportamento; b) Promover, elucidar e desenvolver com o paciente o discurso para mudança; c) Identificar as diferentes fases do discurso para a mudança; d) Dar suporte à mudança de comportamento com foco na empatia, autonomia e colaboração.

Informações gerais do curso:

• Sigla: ENF-0008.

• Oferecimento: 001.

• Unidade: FACULDADE DE ENFERMAGEM.

• Ementa: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Unidade I - 4 horas; Bases - Entrevista Motivacional - Módulo introdutório - 2 horas de aulas gravadas (assíncronas), 2 horas leituras preparatórias; História; Bases teóricas; Conceitos; Evidências científicas; Introdução às habilidades para a Entrevista Motivacional; Unidade II - 4 horas; Módulo intermediário - técnicas e habilidades - 2 horas de aulas gravadas (assíncronas), 2 horas leituras preparatórias; Habilidades PARES (OARS - Open-ended questions, Affirmations, Reflections and Summaries); Os quatro processos da Entrevista Motivacional; Espírito da Entrevista Motivacional; Unidade III - 4 horas; Módulo avançado - Boas práticas - 2 horas de aulas gravadas (assíncronas), 2 horas leituras preparatórias; O Discurso para mudança (O conceito DARN CAT); Lidar com a resistência - o paciente "difícil"; Boas práticas em Entrevista Motivacional; Como manter fidelidade ao modelo; Unidade IV - 18 horas; Realização de quiz/testes de apreensão de conteúdo - 4 horas; Simulações e prática/laboratório remoto - 16 horas (8 laboratórios de 2h cada).

• Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.

• Tipo do curso: CURSO DE EXTENSÃO.

• Certificação: Certificado.

• Público-alvo: Profissionais de saúde ou estudantes da área que trabalham com pacientes que buscam mudar comportamentos ou hábitos como parte de seu projeto terapêutico (redução/controle uso de drogas, álcool, tabagismo, mudança de dieta, prática de exercícios físicos, adesão a tratamentos longos/questões crônicas, entre outros)..

• Professor(a) responsável: HELOISA GARCIA CLARO FERNANDES

• Professor(es) do curso: HELOISA GARCIA CLARO FERNANDES , DAISUKE HAYASHI NETO.

Clique aqui para fazer sua inscrição!