Histórico e Contextualização do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPG-Enf) da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp foi criado em 1999, em nível Mestrado, e ampliado em 2008 para o nível Doutorado. Desde a sua criação, com o nível Mestrado, foram titulados 354 mestres (de 2001, ano da primeira titulação, a maio de 2023); no nível Doutorado, desde 2011 (ano da primeira titulação) até maio de 2023, foram titulados 145 doutores. A maioria dos ingressantes são brasileiros, provenientes de diferentes regiões do Brasil, com predomínio da região Sudeste e do Estado de São Paulo, mas também já recebemos alunos oriundos do Chile, Portugal e Filipinas.

A expansão das atividades com características de inovação também tem sido verificada no PPG-Enf, beneficiando-se das parcerias intra e interinstitucionais. Estes elementos favorecem a visibilidade do Programa e o caráter multidisciplinar do Curso. Destaca-se ainda a participação dos docentes do PPG-Enf em atividades de assistência direta, assessoria, coordenação e participação em Grupos de Pesquisa em diversos locais internos e externos à Instituição de Ensino Superior.

As atividades de Extensão realizadas pelo corpo docente fortalecem os laboratórios sociais que configuram cenário de ensino, pesquisa e extensão. As pesquisas geradas nestes ambientes têm importante repercussão na prática e, assim, contribuem para melhorias expressivas nos respectivos serviços. A incorporação pelos docentes do PPG-Enf de novas ferramentas de trabalho nas atividades de ensino, como cursos à distância e telessaúde, também tem ampliado o potencial para a solidariedade do Programa. Em âmbito nacional e internacional o Programa se projeta pela sua produção bibliográfica, com publicações em periódicos com elevados índices bibliométricos, bem como por meio de seu corpo docente, que se destaca pela parceria com os discentes e com pesquisadores internacionais.

Desde a sua criação, o Programa evidencia evolução significativa, especialmente com a consolidação do Curso de Doutorado, qualificação crescente do seu corpo docente – atualmente em renovação, devido a aposentadorias e ingresso de novos docentes - e incremento da produção de conhecimentos. O PPG-Enf manteve a nota 5 na última avaliação quadrienal da CAPES (2017-2020).

Público alvo

Profissionais graduados, em nível superior, com formação ou experiência na Área de Saúde. Alunos concluintes do Curso de Graduação em Enfermagem que preferencialmente tenham desenvolvido projeto de pesquisa financiado por agência de fomento à pesquisa.

Objetivos do programa

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem tem os seguintes objetivos:

Formar pesquisadores e docentes na área de Saúde e de Enfermagem, visando a excelência das práticas, pesquisas, ensino, gerenciamento e extensão de serviços à comunidade.

Contribuir para a produção e a disseminação do conhecimento teórico-metodológico, que possibilitem a análise e a promoção da saúde da população brasileira.

Incrementar a prática docente e estimular pesquisas, a fim de propor e avaliar o desenvolvimento de novas tecnologias para o ensino de Graduação.