Mobilidade Estudantil

Para acessar os editais oferecidos pela UNICAMP, acesse o site da Diretoria Executiva de Relações Internacionais - DERI/Unicamp.

Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE)  1

Entre os focos do programa estão a ampliação da colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior e o auxílio no processo de internacionalização para as IES. A duração de cada bolsa varia entre seis meses e um ano. O processo de seleção será feito integralmente pelas IES.

Bolsas no exterior (CNPQ) 3

O CNPq oferece varias modalidades de bolsas de formação e fomento a pesquisa, a alunos de ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes do País e do exterior. As bolsas são concedidas diretamente pelo CNPq ou por instituições de ensino e pesquisa para as quais o CNPq destina quotas de bolsas.

Bolsas no exterior (Santander) 2

O programa investe em alunos e professores de universidades de todo o Brasil para aprimorarem seus conhecimentos no idioma e cultura internacional, aprofundando sua pesquisa ao entrar em contato com parceiros do exterior.