PDSE foi instituído em 2011, em substituição ao Doutorado Sanduíche Balcão e ao Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). A alteração visou ampliar o número de cotas concedidas às Instituições de Ensino Superior (IES), e dar maior agilidade no processo de implementação das bolsas de estágio de doutorando no exterior.
A Pró-Reitoria de Pós-graduação das IES, ou órgão equivalente, é responsável por gerenciar as cotas, homologar as candidaturas, divulgar os resultados e realizar o acompanhamento dos bolsistas e egressos, mantendo a Capes informada sobre o andamento do estágio no exterior e garantindo o cumprimento das normas do PDSE.
Tipo de programa
Bolsa individual
Objetivo
Apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às Instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.
Modalidade de bolsas e benefícios
Modalidade:
- Doutorado Sanduíche
Benefícios:
- Mensalidade
- Seguro saúde
- Auxílio deslocamento
- Auxílio instalação
- Auxílio cidade de alto custo (conforme Portaria nº 60 de 4 de maio de 2015)
Duração: mínimo 4 (quatro) e no máximo 12 (doze) meses.
Editais e procedimentos para inscrição serão divulgados de acordo com a demanda recebida.