História da FEnf

Corpo docente 2015
Faculdade de Enfermagem
Corpo docente

A Faculdade de Enfermagem, aprovada como unidade acadêmica pelo Conselho Superior da Unicamp em agosto de 2012, tem se consolidado no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, como polo aglutinador que reúne indicadores de qualidade e lhe confere, no cenário nacional, posição de destaque nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

A sua história inicia-se com o Curso de Graduação em Enfermagem, criado em 1978 como Departamento de Enfermagem vinculado à Faculdade de Ciências Médicas. Contudo, a criação oficial deste Departamento ocorreu somente em 1981, e manteve esta estrutura até o reconhecimento e aprovação da Faculdade de Enfermagem – FEnf, em 2012. Aos 21 dias do mês de novembro de 2014 tomou posse a Professora Doutora Maria Isabel Pedreira de Freitas para exercer a função de Diretor de Unidade Universitária da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. (Termo de Compromisso e Posse da Diretoria).

Atualmente, a FEnf possui 29 docentes que exercem atividades de ensino, pesquisa e assistência, em RDIDP, e 06 Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PAEPE) que participam no ensino de Graduação, predominantemente nas atividades práticas. Conta, ainda, com 02 Professores Colaboradores que atuam no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem stricto sensu. Na titulação do quadro docente 100% são doutores, dos quais 01 é Titular e 07 exercem a função de Livre-Docente. Além disso, 04 são pesquisadores CNPq - Bolsa Produtividade em Pesquisa e 09 docentes realizaram estágio pós-doutoral.

O Curso de Graduação privilegia o processo ativo ensino-aprendizagem, caracterizado pela interdisciplinaridade e internacionalidade através de intercâmbios com Instituições de Ensino Superior - IES no exterior, o que reflete na formação de profissionais com elevado potencial para intervir no contexto social e das políticas públicas de saúde nacionais. Apontado como um dos melhores do país, este Curso oferece 40 vagas anuais de vestibular e 02 vagas PROFIS, com 4.050 horas na modalidade Bacharelado e 4.670 na modalidade Licenciatura, a serem integralizados no período mínimo de 09 semestres e máximo de 14 semestres.

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPG-Enf), criado em 1999 com o Mestrado Acadêmico e expandido em 2008 com o Doutorado, fundamenta-se na proposta de consolidar a produção e a disseminação de conhecimento, associada ao incremento da cooperação internacional, ampliação dos projetos de extensão, de inovação e de produção de novas tecnologias. Na avaliação CAPES do triênio 2007-2009 obteve a nota 5 e manteve este conceito no triênio 2010-2012 e no quadriênio 2013-2016.

As atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de assistência nas áreas de conhecimento estão vinculadas ao Conselho Integrado.