O estudante Giovanne Paulino, doutorando do PPGEnf da Unicamp, orientado pela Profa. Dra. Debora de Souza Santos, está entre os meses de setembro e janeiro realizando suas atividades de doutorado na Universidade King's College London, Reino Unido, por meio do financiamento do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) Edital nº 26/2024.
Durante o período na instituição internacional, desenvolve pesquisa no Departamento de Saúde Global e Medicina Social, com a supervisão da Dra. Nkasi Stoll e em parceria com as Dras. Tanisha Spratt e Stephani Hatch. A pesquisa, intitulada “Relações Raciais no Ensino Superior: Uma Análise Comparativa entre Brasil e Inglaterra”, busca reunir material para discutir semelhanças e diferenças em como o racismo impacta as experiências em sala de aula de estudantes negros na Inglaterra e no Brasil.
Destacam-se as palestras ministradas pelo discente nos dias 22 e 30 de outubro nas Universidades de Oxford e Kent, em que foram discutidas manifestações do racismo no Brasil e apresentada sua pesquisa intitulada “Vivência Ubuntu: uma estratégia de educação antirracista para o ensino superior”, que propõe práticas formativas baseadas na filosofia africana Ubuntu como caminho para promover inclusão, diversidade e o enfrentamento do racismo e outras formas de opressão nas universidades.
Segundo o doutorando, “Eu acredito que essa experiência é importante porque promove um intercâmbio de estratégias que são usadas no Brasil e na Inglaterra, e para fortalecer práticas de educação antirracista em contextos acadêmicos distintos. Nas conversas com os pesquisadores da Kings College, Oxford e da Universidade de Kent, pude perceber e refletir como as discussões sobre pesquisa crítica/participativa são avançadas no Brasil e como podemos colaborar com nossos parceiros internacionais com perspectivas coletivas sobre construção de saberes”.