Eventos em 2022

Semana do Meio Ambiente/2022 - Faculdade de Enfermagem UNICAMP

    
A saúde e a sustentabilidade são temas rotineiros de fóruns nacionais e internacionais sobre a temática e os resultados dessas discussões têm edificado o papel dos profissionais nos espaços que produzem cuidado. Nesse sentido, o papel da enfermagem é desenvolver alternativas garantindo um ambiente mais sustentável por meio do aperfeiçoamento da assistência em saúde. Nesse sentido, promover a assistência de enfermagem e ações de sustentabilidade articuladas com as práticas do cotidiano pode oferecer mais sentido aos processos de trabalho.
Os desafios dessa conexão são enormes e esse ano - após 50 anos da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo e 30 anos da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92) - nos convida a pensar sobre os rumos da sustentabilidade e como a enfermagem se insere nesse processo.  

A sustentabilidade é um conceito caracterizado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades contemporâneas sem que isso signifique comprometer o futuro das próximas gerações. A compreensão da necessidade de mudança de pensamento é o início de um longo processo que deixa de se preocupar com objetivos futuros e passam a ser algo do presente, do agora, do nosso cotidiano. Assumir esse desafio é emergente, em especial para a enfermagem, pois construir ações objetivando melhora das questões ambientais é necessário e socialmente desejável, além de ser economicamente viável e eficiente. A história da enfermagem é repleta de fatos que corroboram para questões ligadas com o meio ambiente, destes, destaca-se a dedicação de uma das enfermeiras mais conhecidas do mundo.  

Florence Nightingale demonstrou a importância do ambiente como fator fundamental para a promoção da saúde já em 1859 no seu livro “Notes on nursing”. Nessa época ela destacava como a situação do ambiente influenciava na prevenção de enfermidades, no tratamento das pessoas e a relação deste com a recuperação humana. O ambiente para Florence era todo o espaço físico utilizado pelas pessoas e famílias. Sendo assim, esse conceito entre sustentabilidade e enfermagem não é tão recente, porém é fundamental para um cuidado integral e efetivo às pessoas que estão recebendo assistência.

Que essa Semana do Meio Ambiente de 2022 seja um período para que possamos refletir sobre nossas atitudes enquanto profissionais da saúde e no impacto de nossas práticas para o meio ambiente. Que as ações de cuidado estejam sempre articuladas com a necessidade de tornar o ambiente melhor, mais sustentável e repleto de sentido para as vidas humanas!

Compartilhe

Equipe