A Enfa. Dra. Sandra Cristina Veiga de Oliveira Santos recebeu, em uma cerimônia realizada no dia 07 de dezembro, em Brasília (DF), o prêmio Capes de Tese 2017. O estudo intitulado "Validação do método preditivo para introdução da sonda nasogástrica na alimentação em adultos: ensaio clínico randomizado", foi desenvolvido sob orientação da Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas e coorientação do Prof. Dr. Nelson Márcio Gomes Caserta da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, com a colaboração da Associate Professor Wendy Woith PhD, FAAN, RN; da Mennonite College of Nursing da Illinois State University (ISU). Essa é a primeira vez que um trabalho de pós-graduação da Faculdade de Enfermagem é contemplado com o prêmio.
A tese de Sandra, defendida no ano de 2016, teve como objetivo validar o método preditivo do comprimento interno necessário para a introdução da sonda nasogástrica (SNG) para alimentação em adultos, com a maior evidência de acertos em região do corpo gástrico (desfecho primário). Para atingir seu objetivo, foi conduzido um ensaio clínico randomizado, duplo cego, paralelo, de três braços, realizado em hospital universitário no interior do Estado de São Paulo com participantes adultos, em uso de SNG. Após avaliar 240 (duzentos e quarenta) participantes, as pesquisadoras concluíram que o método que emprega a distância do lóbulo da orelha ao apêndice xifoide e deste ao ponto médio da cicatriz umbilical apresentou melhores resultados em relação ao método usado de forma rotineira nos estabelecimentos de saúde, que faz uso da distância da ponta do nariz ao lóbulo da orelha e deste, até o apêndice xifoide; e ao método que usa a distância da ponta do nariz ao lóbulo da orelha até o apêndice xifoide e deste ao ponto médio da cicatriz umbilical.
A FEnf parabeniza a Enfa. Dra. Sandra e toda a equipe pela realização do projeto e pela conquista desse importante prêmio!