No Diário de Notícias de Portugal, as notícias vêm acompanhadas de números e fatos sobre a falta ou má distribuição dos profissionais da saúde.
Mais de 70 mil doentes, em Portugal, que necessitam de cuidados paliativos, continuam sem ter acesso aos mesmos. Tendo em conta que, no país, entre 69% a 82% dos doentes que morrem todos os anos precisam deste tipo de cuidados, são mais de 80% as pessoas que não chegam a tê-los.
Fonte: https://www.dn.pt/portugal/interior/cuidados-paliativos-nao-chegam-a-ma…
Os padrões internacionais de qualidade nos serviços de saúde apontam para um rácio de três enfermeiros por cada médico - e a média europeia até está acima dessa bitola, com um médico para cinco enfermeiros -, mas o Santa Maria apresenta linhas que praticamente se sobrepõem nesta área: tem 1521 médicos, já contando com 127 internos, e 1849 enfermeiros, o que resulta num rácio de apenas 1,2 profissionais de enfermagem para cada médico. Mas na prática, por vezes, até é inferior.
Em relação aos enfermeiros há um problema de falta de recursos humanos e os quadros estão fechados, não são autorizadas contratações", diz Ana Rita Cavaco."
Fonte: https://www.dn.pt/portugal/interior/saida-de-enfermeiros-obriga-sta-mar…