Unicamp é a 204ª do mundo entre 1.128 universidades avaliadas pelo Ranking QS

A Unicamp é a 204ª universidade mais bem avaliada do mundo em cinco grandes áreas do conhecimento: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais e Ciências Sociais e Gestão. O dado consta de ranking elaborado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada na análise de desempenho de instituições de ensino superior. Ainda segundo a relação, divulgada no início da noite desta terça-feira (26), a disciplina de maior destaque da Universidade é a “Odontologia”, que aparece na 34ª posição entre as escolas verificadas.

O Ranking QS 2019 avaliou 1.128 universidades, de 73 países. Foram considerados 48 assuntos (disciplinas ou áreas). De acordo com a análise, a área de conhecimento mais forte da Unicamp é a Engenharia e Tecnologia, que está na posição 130 entre as instituições analisadas, seguida de Ciências Naturais (157), Artes e Humanidades (164), Ciências Sociais e Gestão (188) e Ciências da Vida e Medicina (222).

Ao desmembrar as áreas que compõem o ranking, além da Odontologia, também surgem no grupo das 100 melhores disciplinas “Línguas Modernas” e “Agricultura e Florestamento”. A classificação da QS é feita com base em seis critérios: reputação acadêmica (40%), reputação no mercado de trabalho (10%), proporção de professores / alunos (20%), proporção de docentes internacionais (5%), proporção de estudantes internacionais (5%) e número de citações por docente (20%), que afere a produtividade dos pesquisadores de uma instituição e o impacto dos trabalhos que publicam. Os parâmetros recebem pesos diferentes conforme a área analisada.

Reprodução

O reitor Marcelo Knobel ficou satisfeito com a avaliação recebida pela Unicamp. “Novamente temos um bom resultado em um ranking internacional importante, destacando o papel fundamental das universidades públicas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. É importante o destaque para a Faculdade de Odontologia de Piracicaba, que aparece na 34ª posição mundial na área de Odontologia, colocação que merece ser comemorada”, declarou o dirigente.

 

Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/index.php/noticias/2019/02/27/unicamp-e-2…

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária realizou, nos dias 07 e 14/04, nos canteiros da Faculdade de Enfermagem (FEnf), encontros com os alunos da disciplina EX 037 – Ações de Sustentabilidade: cultivo de uma Farmácia Viva, coordenada pela Profa Dra Thalyta Cristina Mansano Schlosser.  A ação faz parte da proposta do…

A FEnf tem se destacado, ao longo dos últimos anos, com ações extensionistas de impacto na transformação social bem como na formação dos estudantes. Considerando a atuação dos docentes no diálogo e na troca de saberes entre a Universidade e a Sociedade Civil, a CoEX  incentiva os docentes FEnf a fortalecerem suas ações e atuações na Extensão…

Docentes e estudantes da Área da Saúde da Unicamp visitam o HES, em Sumaré, em apoio à manutenção do convênio entre governo do estado e universidade para gestão do hospital/Foto: Camila Delmondes  

No período de 03 a 07 de fevereiro de 2025, foi oferecido a 5ª edição do curso de verão "Ubuntu 2025 - Vivência Educacional Multirracial: Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde", coordenado pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos, com a parceria do discente de Doutorado, Giovanne Bento Paulino e colaboração da Profa. Dra. Andrea Ayvazian, da…

O Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, que atua na Área de Saúde Mental na Faculdade de Enfermagem, esteve presente no Seminário “Pessoas em Situação de Rua: Perfil sociodemográfico, epidemiológico e a importância do cuidado”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Suzano (SP) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa é…