Maio Amarelo

Maio Amarelo é um movimento que visa a preservar a vida no trânsito, através de ações coordenadas entre poder público e sociedade civil. A iniciativa foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da ONU. Nos últimos quatro anos, atingiu 423 cidades em 27 países, com apoio de 1.425 empresas. Em 2019, o tema será “No trânsito, o sentido é a vida”. 

A Emdec/Setransp organiza o movimento no município de Campinas.

 

 

 

 

No Maio Amarelo Campinas 2019, desacelerar será a palavra-chave. Entendemos que a pressa do dia a dia e o individualismo no trânsito são fatores determinantes para os índices de acidentes. Reduzir a velocidade, atentar às regras de circulação e dar a preferência envolve se equilibrar, perceber o outro. Por isso, a Emdec lançará neste ano a campanha Desacelere! Viva mais, cujas divulgações deixarão claro que todos são responsáveis pela segurança do trânsito, feito por pessoas, não veículos.

 

A Emdec pretende reforçar as ações implementadas desde 2014 e também ampliar seu alcance. Além da campanha Desacelere! Viva mais, a programação do Maio Amarelo Campinas 2019 terá como pano de fundo a Campanha VIVA, que dissemina o respeito entre todos os usuários das vias públicas, focando especialmente nos pedestres. Trabalharemos sobre três pilares: parcerias com escolas, empresas e instituições, incremento das atividades educativas já existentes e divulgação das informações em diferentes mídias.

1
2
3
4
5

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária realizou, nos dias 07 e 14/04, nos canteiros da Faculdade de Enfermagem (FEnf), encontros com os alunos da disciplina EX 037 – Ações de Sustentabilidade: cultivo de uma Farmácia Viva, coordenada pela Profa Dra Thalyta Cristina Mansano Schlosser.  A ação faz parte da proposta do…

A FEnf tem se destacado, ao longo dos últimos anos, com ações extensionistas de impacto na transformação social bem como na formação dos estudantes. Considerando a atuação dos docentes no diálogo e na troca de saberes entre a Universidade e a Sociedade Civil, a CoEX  incentiva os docentes FEnf a fortalecerem suas ações e atuações na Extensão…

Docentes e estudantes da Área da Saúde da Unicamp visitam o HES, em Sumaré, em apoio à manutenção do convênio entre governo do estado e universidade para gestão do hospital/Foto: Camila Delmondes  

No período de 03 a 07 de fevereiro de 2025, foi oferecido a 5ª edição do curso de verão "Ubuntu 2025 - Vivência Educacional Multirracial: Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde", coordenado pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos, com a parceria do discente de Doutorado, Giovanne Bento Paulino e colaboração da Profa. Dra. Andrea Ayvazian, da…

O Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, que atua na Área de Saúde Mental na Faculdade de Enfermagem, esteve presente no Seminário “Pessoas em Situação de Rua: Perfil sociodemográfico, epidemiológico e a importância do cuidado”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Suzano (SP) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa é…