No último dia 14 de maio de 2019 às 20h00, aconteceu uma simulação de acidente que para o ambiente simulado ser mais próximo do real, o cenário escolhido foi embaixo do viaduto Laurão em Campinas, e as vítimas foram maquiadas pelos alunos da enfermagem e medicina da Liga do Trauma da UNICAMP e constavam com a presença de um “sombra”, que apresentava os achados de sinais vitais e de exame físico que não são possíveis de simular.
Mas este ano, o comitê organizador inovou colocando os residentes do 3º ano de Medicina de Emergência e de Cirurgia do Trauma da Unicamp para atenderem no ambiente real, sendo “sombreado” também por profissionais que já atuam no ambiente pré-hospitalar. Os alunos da FEnf foram vítimas no cenário simulado e puderam vivenciar a experiência de serem atendidas pelas equipes de emergências dos serviços pré-hospitalares que participaram do simulado, GRAU, SAMU, Bombeiros e Rota da Bandeiras.
Este evento contou com a organização da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Unicamp, Empresa de Desenvolvimento de Campinas – EMDEC / SETRANSP e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, com apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado – SBAIT, Corpo de Bombeiros de Campinas, Grupo de Resgate – GRAU, SAMU Campinas, Unimed Campinas, Concessionária Rota das Bandeiras e da Faculdade de Enfermagem UNICAMP.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os envolvidos pela iniciativa e pela disposição de aprender e aplicar todo conhecimento em atividades como esta.