Recentemente (set/2015) o sociólogo Lewis Hyland, Research Fellow, University of Nottingham (UK), visitou a Faculdade de Enfermagem – FEnf com vistas ao estabelecimento de parcerias e futuras atividades de intercâmbio, vídeo conferências e desenvolvimento de projetos com o Programa de Pós-Graduação (PPG-Enf).
Dr. Lewis esteve pela primeira vez no Brasil, em fevereiro deste ano, para o Workshop "Qualitative study design in healthcare-associated infection research" promovido pela Escola de Enfermagem da USP e o Centre for Health Innovation, Leadership and Learning, University of Nottingham (UK). O objetivo deste workshop foi gerar oportunidades para o desenvolvimento de pesquisa qualitativa em controle de infecção envolvendo os dois países.
Um grupo, inicialmente constituído por Vanessa A. Vilas Boas, enfermeira no Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti”- CAISM e orientanda (doutorado no PPG-Enf) pela Profª Maria Isabel Pedreira de Freitas - FEnf; Adriana Felix, enfermeira no Instituto do Coração (InCor) – SP; Bridget Roe, da Universidade de Nottingham; Claire Mann e Lewis Hyland desta mesma universidade, elaborou um projeto multicêntrico intitulado "Medical Education and Surgical Site Infections", cujos objetivos são compreender melhor a educação médica em infecção de sítio cirúrgico e comparar as boas práticas de prevenção de infecção em ambos os países. Foram convidados a participar deste grupo os médicos Cássio Cardoso Filho e Carolina Valle, sendo o primeiro designado como docente responsável pelo grupo no CAISM.
Dado que o CAISM constitui um dos campos de pesquisa neste projeto, o Dr. Lewis retornou ao Brasil como Professor Visitante Estrangeiro por meio de edital da VRERI/Unicamp. Dentre as atividades previstas, ele ministrou o "Intensive Course 2015: Qualitative research methods for healthcare", com abordagem teórica e prática sobre a pesquisa filosófica, objetivos do estudo qualitativo, análises de comportamento, etnografia e entrevistas. Além disso, conheceu o CAISM, o modelo de saúde do SUS, o ensino no curso de Medicina e a própria Unicamp.