PANCs - Plantas Alimentícias não Convencionais
As PANCs, plantas alimentícias não convencionais, nada mais é que plantas consideradas sem uso pela população, identificadas como mato, praga ou até mesmo erva daninha, isso acontece devido à falta de conhecimento acerca do tema. Com a roda de conversa que aconteceu no dia 23/10/2019, às 15:00 horas na Faculdade de Enfermagem da UNICAMP, fomos apresentados à diversos tipos de plantas que servem como alimento, inclusive algumas de grande valor nutricional. O nome PANCs vem pelo fato de serem pouco utilizadas, e o termo foi criado em 2008 pelo biólogo Valdely Kinupp; vale lembrar que para ser uma PANC, o contexto em que a planta está inserida deve ser analisado e levado em consideração, pois pode acontecer de algumas PANCs que usualmente não são consumidas no dia a dia da população local, são conhecidas e fazem parte do paladar de outra população.
Recebemos o chefe Henrique Nunes, que com muita propriedade nos apresentou vários tipos de PANCs e nos contou um pouco de sua história como chefe de cozinha que cria pratos com essas plantas. Além disso, trouxe algumas PANCs para conhecermos ao vivo, e para finalizar a roda de conversa trouxe alguns produtos produzidos com elas, como por exemplo o pão tingido de azul (devido à propriedade de uma planta), e os acompanhamentos seguindo todo esse contexto. Henrique Nunes é autor do livro PANC Gourmet, apaixonado pelo tema e pelas descobertas que o mesmo propõe nos fez refletir sobre a variedade de PANCs totalmente acessível que temos ao nosso redor e não prestamos atenção.
Dessa forma, a Comissão de Sustentabilidade aproveita para convidar a todos para a próxima roda de conversa com o tema Educação e Sustentabilidade: Arte e ciência do cuidado a ser ministrada pelo Prof. Dr. Sandro Tonso, às 13h30min na sala EN 01 da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP.