No período de 23 a 27 de novembro de 2019, aconteceu o do 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (SIMBRAVISA), realizado em Belo Horizonte, MG.
O evento é organizado pelo Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GT VISA) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Com o tema "Democracia e Saúde: caminhos e descaminhos da Vigilância Sanitária", o evento discutiu temas relevantes da situação de saúde e do SUS, nele incluída a vigilância sanitária no Brasil nos últimos anos, tais como: Segurança do Paciente; Farmacovigilância; Alimentos e Saúde; Agrotóxicos e sua repercussão na Saúde; Vigilância nas situação de desastres e tragédias ambientais (como a de Brumadinho); situação epidemiológica no Brasil, envelhecimento e atuação da vigilância sanitária; Globalização, Megacorporações e Regulação Sanitária; Liberdade Econômica e proteção da Saúde; Vigilância Sanitária nas Redes de Atenção à Saúde; Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária, entre tantos outros.
O evento homenageou o escritor mineiro Guimarães Rosa, que foi a referência para a identidade visual do evento, além da obra do grande escritor ter contribuído para a lógica da construção da programação científica, na qual se partiu dos problemas concretos e dificuldades cotidianas da Vigilância Sanitária (os descaminhos), para a discussão da situação da vigilância no país (a travessia) e chegar à "Vigilância que Queremos", comprometida com o SUS e a democracia e com as mudanças necessárias, rumo à proteção efetiva da proteção da saúde da população.
A Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela, representou a Faculdade de Enfermagem no evento. Como membro da ABRASCO e participante do GT VISA há muitos anos, teve nesta 8ª edição do evento uma presença significativa. Como vice-coordenadora da Comissão Científica, vem atuando desde março de 2018 junto com outros membros das demais comissões organizadoras para garantir o sucesso do evento.
Além disso, participou de Mesa Redonda, como palestrante, coordenação de sessões de Comunicação Coordenada, com apresentação de trabalhos científicos pelos participantes do evento, além de coordenação de duas Discussões Temáticas, nas quais os participantes apresentam e discutem os trabalhos aceitos em formato de pôster. No total o evento contou com 1100 participantes de todo o país, entre técnicos das vigilâncias, profissionais da Academia, estudantes e representantes da população usuária do SUS.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza a docente por estar sempre presente em eventos de tão grande impacto e agradece a extrema dedicação no aperfeiçoamento para oferecer o melhor aos alunos.