O Planejamento Estratégico tem sido compreendido como uma ferramenta do plano macro da gestão, que leva a organização a arquitetar-se e posicionar-se estrategicamente para alcançar o futuro desejado. No último dia 12, após meses de reuniões e esforço coletivo, a comunidade FEnf-Unicamp encerrou as atividades relacionadas ao PLANES 2016-2020. O delineamento das estratégias a serem adotadas contou com a expertise do Prof. Dr. Eliezer Arantes da Costa (atual docente da Faculdade Trevisan, do Centro Paulista de Economia e Saúde, da Universidade Federal de São Paulo, do Instituto Presbiteriano Mackenzie e da Fundação Instituto de Administração) e sua equipe, que usa de método com diferencial de alta participação e compartilhamento. Este constitui um momento importante para o fortalecimento, crescimento e compartilhamento de ideias que resultarão em ações para a mudança no meio socioeconômico, político e tecnológico.
O método proposto pelo Prof. Eliezer e sua equipe permite que se promovam espaços comuns e democráticos, com oficinas em que os participantes compartilham opiniões sobre serviços, processos de trabalho e plano de gestão. Assim, de forma colaborativa, os temas ganham significado e o planejamento é construído gradativamente. As oficinas foram organizadas considerando os períodos da instituição – passado, presente e futuro. Debruçados sobre cada um dos períodos, os participantes têm a oportunidade de expressar suas percepções, informações e expectativas. Para a FEnf, tratou-se de experiência inédita, especialmente no que tange à participação de parceiros externos, como os serviços de saúde. As visões externa e interna foram abordadas de forma complementar para a construção do futuro.
O PLANES também pode ser descrito como o processo gerencial destinado à formulação de programas de ação e sua execução. Especialmente para FEnf, ele favorece a identificação das necessidades e oportunidades para o crescimento da unidade, na busca por um ambiente saudável, íntegro e competente na formação de pessoas que cuidam. Esta estratégia contribui para a busca pela excelência em recursos humanos e materiais, necessários para uma atuação eficaz, em benefício de uma sociedade melhor.
“Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la. ”
(Peter Drucker)