Docente da FEnf recebe Menção Honrosa em eventos

Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2021 aconteceu virtualmente o 1º Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Brinquedoteca "A brinquedoteca nos diversos contextos" e 3º Simpósio do Grupo de Estudos do Brinquedo - GEBrinq "O brinquedo e a assistência de enfermagem à criança e sua família".

Profª. Drª. Luciana de Lione Melo, docente da Área de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP, recebeu Menção Honrosa pelo trabalho intitulado "Sendo-sem a mãe: vivências de filhos de mulheres encarceradas reveladas por meio do brinquedo terapêutico".

O trabalho é parte dos resultados do Pós-Doutorado da Profª. Drª. Luciana, orientado pela Profª. Drª. Circéa Amália Ribeiro, da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP.

O estudo intitulado "Os extremos do tempo em mim: vivências de filhos de mulheres encarceradas" é uma pesquisa fenomenológica fundamentada no referencial teórico de D. W. Winnicott, que utilizou o Brinquedo Terapêutico Dramático com oito crianças, filhos de mulheres encarceradas.

O trabalho premiado mostra que as crianças têm suas existências modificadas, uma vez que as mães já não estão mais ao seu alcance. Diante de profunda tristeza pelo rompimento do vínculo materno, as crianças sendo-sem as mães, elegem outro membro da família para a função de maternagem, mas esperam que esse papel seja exercido temporariamente. Brincando, as crianças lutam para continuarem sendo, revelando a importância fundamental que as mães têm na vida dos filhos O brinquedo terapêutico possibilitou a expressão de um mundo permeado por sofrimento, além de revelar realidade pouco conhecida.

 

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a professora pelo prêmio recebido, bem como pelo estudo de tão grande impacto e relevância para a sociedade.

 

1
2

Compartilhe

   Durante a disciplina EN791 – Estágio Supervisionado I, a discente de graduação Beatriz Busine Calmon, sob supervisão da Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, realizou a construção e implementação de um Guia de Comunicação Português-Crioulo para gestantes e puérperas haitianas atendidas na Unidade de Alojamento…

No dia 10 de novembro de 2021 acontecerá o Teste Progresso Enfermagem das Instituições de Ensino Superior públicas do Estado de São Paulo. Durante o período de 01 a 16 de setembro de 2021 acontecerão Rodas de Conversa: Oficina com estudantes de enfermagem dos cursos das instituições públicas paulista. Abaixo a programação das datas de…

No dia 13 de agosto de 2021, a aluna do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, nível Doutorado, Paula Fernanda Lopes, defendeu sua tese de doutorado intitulada "VIVÊNCIAS DAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM INCONGRUÊNCIA DE GÊNERO REVELADAS POR MEIO DE CONSULTAS DE ENFERMAGEM". A pesquisa realizada pela aluna, e orientada pela…

Na última edição do periódico Scientific Reports (Nature) pesquisadores da FEnf e colaboradores publicaram um artigo no qual foi desvendado parte importante da ação de um neurotransmissor, o ácido glutâmico, na pele. O ácido glutâmico é o principal neurotransmissor excitatório atuando tanto no cérebro quanto nos tecidos periféricos. A…

Divulgamos abaixo os links referente a transmissão do concurso de provas e títulos para obtenção do Título de Livre Docente na área de ENFERMAGEM, na(s) disciplina(s) EN 470 - PROCESSO DE ENFERMAGEM, do(a) FACULDADE DE ENFERMAGEM, da Universidade Estadual de Campinas:   Público interno da Unicamp (Streaming Google Meet): Dia 03/08: https…