No dia 30 de setembro de 2022, aconteceu na cidade de São Paulo – SP, o VI Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo.
Com o tema “Velhices Cidadãs – Envelhecimento no mundo digital”, em referência ao desafio da presença e inclusão digital lançado às pessoas idosas no período que vivemos e ainda vivenciamos com a pandemia de Covid-19, o congresso volta a dar protagonismo aos longevos.
A docente da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Daniella Pires Nunes, em parceria com Andréia Queiroz Ribeiro e Maria Sortênia Alves Guimarães, apresentou o trabalho intitulado “Projeto Escuta Solidária: universidades no apoio às pessoas idosas em tempos de pandemia”.
Com o distanciamento social necessário à prevenção da Covid-19 trouxe importantes prejuízos de ordem física, cognitiva e social para os idosos. Diante desse cenário, três universidades públicas (Universidade Federal de Viçosa, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal do Tocantins) mobilizaram, em conjunto, um projeto de extensão cujos objetivos foram: ofertar escuta qualificada; proporcionar atividades voltadas à estimulação cognitiva e de inclusão digital da pessoa idosa e a troca intergeracional. As pessoas idosas foram acompanhadas via ligações telefônicas por estudantes universitários de Viçosa (MG), Palmas (TO) e Campinas (SP). Durante as ligações, eram identificadas angústias, dúvidas e demandas. Os relatos, vídeos e fotos registrados pelo projeto evidenciaram seus benefícios para a qualidade de vida dos idosos durante a pandemia. Também destacou a relevância da extensão universitária como ferramenta de promoção do envelhecimento saudável por meio de oportunidades de inclusão social e digital, fortalecimento de vínculos e solidariedade intergeracional.
O evento contou com o Prêmio Mostra Ligia Py - Experiências exitosas no cenário da pandemia do COVID-19, que visa valorizar, qualificar, estimular, disseminar e dar visibilidade às experiências inovadoras que contribuíram e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, tendo como referência conceitual o documento da Organização Mundial da Saúde intitulado “Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde”.
A experiência do Projeto Escuta Solidária foi premiada em 1º lugar na Mostra Ligia Py, e a Faculdade de Enfermagem parabeniza as autoras pelo trabalho desenvolvido e por todo estudo acerca de um assunto de tão grande importância.