Com o propósito de oferecer ações educativas e divulgação científica que estimulem o pensamento reflexivo sobre as necessidades de saúde mental da população e as possibilidades de cuidado da Rede de atenção psicossocial (RAPS), surgiu o projeto de extensão intitulado “Saúde mental e as mídias: vozes na rede”, coordenado pelas docentes da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Maria Giovana Borges Saidel e Profa. Dra. Heloísa Garcia Claro Fernandes e com a participação ativa dos alunos da Liga de Saúde Mental e Enfermagem (LISME) e de alunos do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp: Aline Geovanna de Lima Baquete, Ana Laura Salomé, Bianca Brandão da Silva, Gabriela Morilhas Barbosa, Gabryelle Vitória Rodrigues dos Santos, Graziele Alexandre Fernandes, Kesya Karolayne Gouveia dos Santos, Laís Cristina Gomes de Oliveira Xavier, Thaís Fátima Ameixieira Santos e Waína Luís Alves.
O projeto, que visa atingir alunos de graduação e pós-graduação, profissionais da saúde mental e usuários da Rede de Atenção Psicossocial tem como objetivos contribuir para o debate e normalização de questões relacionadas à saúde mental para redução de estigma e baixa procura por cuidados em saúde mental, divulgar o trabalho dos diferentes serviços e dispositivos da RAPS para maior participação e engajamento da comunidade, oferecer acesso a informações claras e científicas sobre saúde mental e possibilidades da RAPS e contribuir para reflexões aos profissionais sobre o aperfeiçoamento da assistência direta ao usuário.
Com a criação de um podcast disponível na plataforma Spotify, os participantes apresentam conteúdos de saúde mental de forma irreverente e abrangente entrevistando pessoas de todas as regiões do Brasil.
Foi possível oferecer ações educativas, de divulgação científica e que estimulem o pensamento reflexivo sobre as necessidades de saúde mental da população e as possibilidades de cuidado da RAPS. Contribuir para o debate e normalização de questões relacionadas à saúde mental para redução de estigma e baixa procura por cuidado em saúde mental, bem como divulgar o trabalho dos diferentes serviços e dispositivos da RAPS para maior participação e engajamento da comunidade e oferecer acesso a informações claras e científicas sobre saúde mental e possibilidades da RAPS. Além de proporcionar reflexões nos diferentes atores envolvidos no cuidado em saúde mental (usuários, família, trabalhadores, alunos e professores) para que sejam criados espaços potentes e transformadores na prática cotidiana, seja da assistência, no ensino e/ou na pesquisa.
No dia 24 de agosto de 2022, Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP) publicou um edital de Chamamento Público para submissão de propostas/resumos expandidos de Experiências Exitosas em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, em que o projeto de extensão “Saúde mental e as mídias: vozes na rede” foi inscrito pelas coordenadoras e foi agraciado com Menção Honrosa em 2º lugar.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza o grupo pelo excelente trabalho de impacto tão significativo na sociedade e deseja que o projeto seja cada vez mais reconhecido pela população e pelos pares.