Graduandas da FEnf partem para a Operação Tocantins - Projeto RONDON

As estudantes Ágatha de Souza Melo Pincelli e Thaís Aparecida Porcari, do oitavo semestre do curso de Graduação em Enfermagem; partiram ontem para Tocantins. A operação faz parte do Projeto RONDON e será desenvolvida no período de 20 de janeiro a 5 de fevereiro. O grupo de rondonistas da Unicamp é formado ainda pelos estudantes Bruna Melo Santos e Murilo Souza dos Santos, do curso de História; Barbara Cardoso Miranda, da Fonoaudiologia; Rafael de Melo Gaudêncio Pedroso e Derick Schauerhuber Nunes, da Engenharia Civil e Nilton Cunha, da Arquitetura; e conta com a presença das docentes Ana Carolina Constantini, do Departamento de Fonoaudiologia-FCM; e Maria Victória Guinle Vivacqua, do Centro de Ensino de Línguas (CEL).

O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República. Trata-se de uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto Rondon prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas à melhoria do bem-estar social e à capacitação da gestão pública; e busca consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

A Portaria Normativa Nº 2.617/MD, de 7 de dezembro de 2015, que aprovou a Concepção Política do Projeto Rondon, estabelece que suas regiões prioritárias de atuação são aquelas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões norte e nordeste do país.

A Operação Tocantins terá a duração de 15 dias, sendo os dois primeiros destinados à concentração, ambientação, abertura e deslocamento dos rondonistas aos municípios e o último para o encerramento e retorno às cidades de origem. Serão atendidos 16 municípios em todo o Estado do Tocantins, por 320 Rondonistas voluntários oriundos de 32 Instituições de Ensino Superior participantes.

A FEnf congratula suas estudantes pela louvável inciativa e faz votos de uma proveitosa, enriquecedora e feliz experiência!

Graduandas da FEnf partem para a Operação Tocantins - Projeto RONDON
Graduandas da FEnf partem para a Operação Tocantins - Projeto RONDON
Graduandas da FEnf partem para a Operação Tocantins - Projeto RONDON
Graduandas da FEnf partem para a Operação Tocantins - Projeto RONDON

Vivência Ubuntu de Educação Antirracista: Formação para Profissionais de Recursos Humanos foi uma iniciativa conjunta da Direção de Recursos Humanos do Hospital de Clínicas da Unicamp, da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP) e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DEDH). O curso ocorreu entre os dias 22 a 26 de…

  No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da…

  Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),…

  Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes,…

  No dia 24 de maio de 2024 aconteceu o evento científico intitulado “DIÁLOGOS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE CUIDADO”, atividade vinculada ao projeto de pesquisa Pesquisa-Ação: Implementação do Processo de Enfermagem na Rede de Atenção Psicossocial do município de Jundiaí – SP/Brasil, realizado em…