Nota de pesar: Maria Filomena de Gouveia Vilela

Mulher

Enfermeira

Nobre

Admirável

 

                Poucos adjetivos podem definir MENA, mas muitos podem decifrar Maria Filomena de Gouveia Vilela, nossa querida professora aposentada da área de Enfermagem em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem.

                Mena nasceu em Prata, Minas Gerais, e passou a infância na Fazenda do Bugre, seu principal território poético. Se graduou pela Universidade de São Paulo, em 1982, como enfermeira. Em 1999, recebeu o título de Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp e em 2005 de Doutora pela mesma instituição.

                Atuou fortemente na construção e luta do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município de Campinas, coordenadora do Distrito de Saúde Noroeste e membra ativa do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), além de ter sido, por muitos anos, apoiadora do Conselho dos Secretários de Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS-SP).

                Além de sua incansável luta pelo SUS, Mena também lutava pela humanidade no cuidado, com sua serenidade, delicadeza e força unânimes que se expressavam através de seus versos sensíveis, que cantavam todo o amor pela vida e pelas pessoas. Uma poetisa que publicou o livro "Outras Essências e Aquarelas", onde manifestou seu carinho e cuidado com o mundo, com as pessoas e com a vida.

                Mena, querida Mena, sua trajetória na terra se encerrou no dia 27 de janeiro de 2024, mas não se encerrou para nós, pois neste momento você continua sendo brisa, leve e suave, assim como foi em vida, mas agora em todo o canto, deixando um legado de amor e cuidado em todos aqueles que tiveram o prazer de te conhecer, seja como aluno, colega de trabalho, paciente, familiar ou por um simples encontro, você tinha o belo poder de encantar com poucas palavras e amaciar o coração somente com um olhar. Brilhe onde estiver Mena, você jamais será esquecida.

                Aos familiares, amigos e todos que te amam, a Faculdade de Enfermagem se irmana em seu sentimento de perda e dor.

 

A Profa. Mena foi homenageada por diversos órgãos, o que destaca seu reconhecido trabalho em vida:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

Reitoria da Unicamp

ABRASCO

Conselho Municipal de Saúde de Campinas

Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp)

Homenagem da orientanda Isabelli Martins

Homenagem da orientanda Raquel Prando

 

Para quem não conheceu o lado poetisa da Profa. Mena, deixamos abaixo uma de suas obras:

VIDA COLETIVA

Nosso povo tá sofrendo

Nosso povo tá cansado

Nosso povo não aguenta

Tanto direito surrupiado

Violência correndo solta

Tanto dinheiro roubado

Causando tanta revolta

Nesse país tão desigual...

E a Saúde Coletiva taí pra quê?

Revelar e buscar como fazer

É multiprofissional

Aplicar injeção de vida

E o SUS pra valer:

Cuidado integral

Promoção da saúde

Práticas integrativas

Saúde mental

Manter-se vigilante

As doenças controlar

A saúde proteger

Olhos bem abertos

O controle social

A cobrar dos governantes

Financiamento real

Gestão participativa

Pra investir na saúde

Na defesa da vida!

Mena Vilela

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14

No último dia 23 de maio de 2024, nas dependências da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, os Grupos de Pesquisa "Intervenções e Comportamentos Relacionados à Saúde" e "Comportamentos em Saúde e Qualidade de Vida" promoveram uma aula aberta para toda a comunidade da FEnf. O evento teve como tema "Os conceitos centrais da disciplina e o ensino da…

                  Durante a Semana da Enfermagem, a Profa. Dra. Danielle Satie Kassada, docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva, se destacou ao ministrar palestras em dois importantes eventos. No dia 14, na Prefeitura Municipal de Amparo, ela apresentou a palestra intitulada "A Enfermagem como protagonista do cuidado em saúde". Em seguida…

  Neste dia 17 de maio de 2024, ocorreu o evento em comemoração à 85ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema "Romper bolhas para o resistir e coexistir da Enfermagem", organizado pela Faculdade de Enfermagem e pelo Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Unicamp, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, o Conselho…

Durante todo o dia 08 de maio de 2024, no Instituto de Otorrinolaringologia Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp (IOU), aconteceu a inauguração do Living Lab, o primeiro laboratório de ensino e inovação em saúde digital do Brasil. Com o propósito de disseminar a pesquisa e a inovação em saúde digital, o espaço tem expectativa de revolucionar a…

  Concurso de provas e títulos para obtenção do Título de Livre Docente na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica, nas disciplinas EN405 - Processo de Cuidar do Adulto e Idoso I e EN505 - Processo de Cuidar do Adulto e Idoso II, do Conselho Integrado, da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Estadual de Campinas.