Durante todo o dia 08 de maio de 2024, no Instituto de Otorrinolaringologia Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp (IOU), aconteceu a inauguração do Living Lab, o primeiro laboratório de ensino e inovação em saúde digital do Brasil.
Com o propósito de disseminar a pesquisa e a inovação em saúde digital, o espaço tem expectativa de revolucionar a formação dos profissionais de saúde no Brasil, levando para o ensino superior a inovação em Saúde Digital.
O laboratório permitirá a realização de consultas e exames remotos, o compartilhamento de informações, a colaboração entre os profissionais de saúde e a interação com os pacientes que estejam em localidades diferentes são algumas das possibilidades. Instalado no Instituto de Otorrinolaringologia Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU) da Unicamp, o Living Lab realizará atendimentos, oferecerá cursos livres e treinamento, além de promover projetos de extensão voltados para a área de Saúde Digital. O espaço contará com recursos da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde, de empresas privadas e de verbas oriundas de emendas parlamentares.
A Profa. Dra. Danielle Satie Kassada, docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva da FEnf, esteve presente no evento como convidada para receber a certificação de contemplação de seu projeto no edital "Projetos de Telemedicina e Telessaúde", realizado em parceria com docentes da UNICAMP e da Organização Social Saúde, Alegria e Sustentabilidade Brasil (SAS Brasil).
O projeto intitulado "Telemonitoramento de Agravos de Notificação Compulsória: Uma Abordagem Eficiente na Saúde Pública", foi o único projeto contemplado de profissional não médico.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza a docente pela grande conquista na área e pela visibilidade da profissão do enfermeiro.