Neste dia 17 de maio de 2024, ocorreu o evento em comemoração à 85ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema "Romper bolhas para o resistir e coexistir da Enfermagem", organizado pela Faculdade de Enfermagem e pelo Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Unicamp, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo e com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp (GGBS).
Além dos parceiros, o evento também contou com o grande apoio do Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti-Caism/Unicamp, do Hemocentro, do Centro de Saúde da Comunidade Unicamp (CECOM), do Colégio Técnico de Campinas (COTUCA), do Colégio Técnico de Limeira (COTIL), da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, do Sindicato dos Enfermeiros do estado de São Paulo (SEESP), do Sindicato dos empregados em estabelecimentos de saúde (SINSAÚDE) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Na área externa do auditório onde ocorreram as atividades, estiveram presentes a Editora da Unicamp, a Casa das Oficinas do Cândido Ferreira, a Aspen Pharma, a Linien Recrutamento, a Comissão Interna de Sustentabilidade da Faculdade de Enfermagem, o Centro Acadêmico de Enfermagem e a Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Enfermagem com exposições de produtos e apresentações.
O evento, que ocorreu durante toda a manhã do dia 17 de maio, comemora a Semana da Enfermagem, que começa no dia 12 de maio, em comemoração ao dia internacional da enfermagem e se encerra no dia 20 de maio com o dia dos técnicos e auxiliares de enfermagem.
Alinhado com o 75º Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), o evento busca prestigiar os profissionais da área da saúde, em especial aos enfermeiros, e promover a disseminação e aplicação dos objetivos de valorizar o potencial humano dos profissionais de saúde e estudantes da área por meio da promoção de qualidade de vida e o rompimento das bolhas, discutir e garantir os direitos e deveres de todos os profissionais da saúde, destacar o papel dos servidores nas ações da promoção da saúde e no cuidado aos pacientes e familiares, identificar a importância das relações interpessoais na equipe de trabalho e proporcionar subsídios que auxiliem o desenvolvimento e a capacitação dos profissionais da Unicamp e estudantes da área.
A mesa de abertura contou com a participação do Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, magnífico reitor da Universidade Estadual de Campinas, da Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, coordenadora geral da Universidade Estadual de Campinas, do Dr. Dário Jorge Giolo Saadi, excelentíssimo prefeito municipal de Campinas, do Dr. Luiz Rossini, presidente da Câmara Municipal de Campinas, da Profa. Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues, diretora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, da Sra. Solange Aparecida Caetano, presidente da Federação Nacional dos enfermeiros e secretária geral do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, do Prof. Dr. Mauro Pires, representando o Prof. Dr. Sérgio Cleto, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, da Profa. Dra. Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, do Sr. Joaquim Graciano, coordenador da divisão de enfermagem do Hospital de Clínicas da Unicamp e da aluna Victoria Alchangelo dos Santos, presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem da Unicamp.
Além dos convidados da mesa, o evento também contou com a presença de autoridades de diversas esferas da área de Enfermagem e da Universidade e com a presença especial da Enfa. Maria Lídia, que foi a segunda enfermeira contratada pela Universidade Estadual de Campinas, na época atuando na Santa Casa de Campinas.
Após a abertura solene do evento, o Prof. Dr. Gelson Luiz de Albuquerque, Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, proferiu a conferência intitulada “Romper bolhas para o resistir e coexistir da enfermagem”, com a moderação da Profa. Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues.
Em seguida, deu-se início a mesa redonda intitulada "Novas perspectivas para atuação da enfermagem", moderada pela Enfa. Ma. Vanessa Abreu, com os temas "Práticas avançadas", ministrada pela Enfa. Ma. Mariana Meszaros, "Estética", ministrada pelo Enfermeiro Douglas Romancini Zuliani, "Consultoria de amamentação", ministrada pela Enfa. Vanessa Aragão e "Práticas integrativas", ministrada pela Enfa. Maria Cristina Stolf.
Ao todo, o evento contou com aproximadamente 520 participantes, desde alunos dos cursos técnicos em Enfermagem, a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área de enfermagem.
O encerramento das atividades contou com a participação do Quarteto de Cordas da Unicamp, que realizou uma apresentação musical em homenagem a todos os profissionais da área da saúde.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza toda a Comissão Organizadora do evento, em especial a Profa. Dra. Kátia Stancato, docente da área de Administração aplicada à Enfermagem da FEnf, que coordenou todo o evento, buscando parceiros e apoio de diversas Instituições. Agradecemos também a todos os profissionais do Hospital de Clínicas da Unicamp que tiveram na organização em conjunto com a Profa. Kátia para que o evento tenha sido concretizado com tanto sucesso.
A FEnf agradece, ainda, ao Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp (GGBS) por todo apoio ofertado tanto neste evento como na VI Caminhada da Enfermagem, a ser realizada no dia 26 de maio de 2024, na Praça Arautos da Paz da Lagoa do Taquaral em Campinas.