O dia 01º de setembro de 2024 foi marcado pela 6a edição da Caminhada da Enfermagem, atividade parte da 85a Semana Brasileira de Enfermagem, cujo tema foi "Romper bolhas para o resistir e coexistir da Enfermagem", organizado pela Faculdade de Enfermagem e pelo Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Unicamp, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo e com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp (GGBS), financiador dos eventos.
Além dos parceiros, o evento também contou com o grande apoio do Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti-Caism/Unicamp, do Hemocentro, do Centro de Saúde da Comunidade Unicamp (CECOM), do Colégio Técnico de Campinas (COTUCA), do Colégio Técnico de Limeira (COTIL), da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, do Sindicato dos Enfermeiros do estado de São Paulo
(SEESP), do Sindicato dos empregados em estabelecimentos de saúde (SINSAÚDE) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entre outros que formaram uma grande rede de apoio com mais de 40 Estações Saúde com serviços a toda Sociedade Civil.
"Romper bolhas para o resistir e coexistir da Enfermagem"
A VI Caminhada da Enfermagem da Unicamp, prevista para ocorrer em maio, foi adiada para 01º de setembro tendo em vista o clima do dia da realização original que impossibilitou que o evento ocorresse na data previamente programada.
A ação foi realizada com concentração do público às 08h00 na Praça Arautos da Paz, no Taquaral em Campinas, destacando a efetiva promoção da saúde, do bem-estar, da coletividade e vivência, da qualidade de vida e, claro, da conscientização sobre a importância da Enfermagem na e para a Sociedade Civil.
A ampla participação de estudantes, professores, profissionais da área e membros da comunidade abrilhantou o evento que contou com 22 Estações
Saúde, com temas e abordagens: verificações de pressão arterial, medição da glicemia, orientações sobre prevenção de doenças e receberam materiais informativos sobre cuidados com a saúde, além de atividades de auriculoterapia, testagem de COVID-19, avaliação da situação vacinal, atividades educativas, atividades de simulação de riscos no trânsito, urgência e emergência (primeiros socorros), terapia infusional e estomas, ligas acadêmicas da Enfermagem, orientações sobre a obesidade, promoção da sustentabilidade pela Comissão de Sustentabilidade da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, entre outras ações.
Após a concentração e breve abertura, houve um momento de integração e preparo físico para a atividade e, então, iniciou-se o percurso de aproximadamente 1 km com a maioria dos participantes utilizando a camiseta tema do evento.
A caminhada foi conduzida pela representante da Organização, a professora Kátia Stancato, apresentando os demais membros da Comissão Organizadora, os apoiadores, o patrocinador GGBS/Unicamp, com agradecimento às autoridades presentes no evento.