O Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, que atua na Área de Saúde Mental na Faculdade de Enfermagem, esteve presente no Seminário “Pessoas em Situação de Rua: Perfil sociodemográfico, epidemiológico e a importância do cuidado”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Suzano (SP) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa é ligada a um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP, do qual o professor é colaborador.
O enfermeiro Thiago Brunelli da Silva, do “Consultório na Rua” do Butantã (São Paulo-SP) e mestrando do Programa de Pós-graduação da FEnf, também participou do evento, assim como a discente de enfermagem da FEnf Gabrielle Favotto Betoni, que inclusive é bolsista do projeto.
O Seminário ocorreu no dia 25/11, em dois períodos, no campus do Centro Universitário Piaget (Unipiaget), em Suzano, e contou com cerca de 50 participantes em cada turma.
O encontro ofereceu capacitação aos profissionais da cidade de Suzano que atuam nos serviços de saúde e assistência social e lidam diretamente com pessoas em situação de rua, discutiu estratégias e formas de cuidado e também ajudou a mapear as iniciativas ligadas ao atendimento deste setor da população.
Também participaram da iniciativa a diretora de Atenção à Saúde, Cíntia Steffens Watanabe; a representante da Educação Permanente de Saúde e Política de Integração Ensino-Serviço, Juliana Carneiro; a representante da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Carolina Jacob Lima; a enfermeira da Rede Municipal de Saúde, Juliana Tavares; os professores da USP Chennyfer Rached, Lucas Cardoso dos Santos e Débora Vaz; e a enfermeira Katia Muniz Amirati, do Centro de Convivência e Cooperativa Bacuri (Cecco), da capital.
* Com informações da Secretaria de Saúde de Suzano e do Diário de Suzano