No período de 07 A 19 de maio, na Université Laval (ULAVAL), em Québec - Canadá, deu-se o Programa Internacional de Cooperação em Enfermagem (PIRAT). Coordenado pelas docentes Judith LaPierre (ULAVAL), Clémence Dallaire(ULAVAL), Maria-Cecília Gallani (ULAVAL) e Elizabeth Bernardino (UFPR), trata-se do resultado de um projeto de colaboração internacional financiado pela Associación Universitè de Francophonie, que contou com apoio da Fundação Araucária.
O Programa teve como objetivos comparar resultados de pesquisa e de práticas de enfermagem dos países participantes; relacionar as práticas de enfermagem de transição para a comunidade às características dos locais de trabalho e dos sistemas de saúde do país onde elas são produzidas; utilizar a mobilidade estudantil para acrescentar uma dimensão internacional à uma formação nacional; utilizar as visitas profissionais para situar as práticas de transição nos espaços clínicos de outros países; utilizar a colaboração internacional já estabelecida para demonstrar as práticas de enfermagem que sustentam as transições em direção à comunidade e planejar ações conjuntas de pesquisa, mobilidade estudantil, colaboração profissional, compartilhamento de informações e possibilidades de publicação.
A docente da FEnf Eliete Maria Silva e a Doutoranda pelo PPGEnf, Andresa Mendonça de Oliveira; em conjunto com as docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Profa. Dra.Elizabeth Bernardino, Profa. Dra.Verônica de Azevedo Mazza e Profa. Dra. Aida Maris Peres e três discentes de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR; com a docente Maria Manuela Frederico Ferreira e a estudante Andreia Maria Novo Lima, da Universidade do Porto (Portugal) e com docentes e discentes da Universidade Autônoma do Estado do México; participaram de atividades científicas, acadêmicas e visitas técnicas na Universidade de MacGill (Montreal), na Canadian Nurses Association (Ottawa) e na Universidade de Laval (Québec).
A FEnf parabeniza a todas pelos esforços em realizar atividades de colaboração internacional, destaca sua relevância e faz votos de crescentes iniciativas!