FEnf apoia Campanha do Dia Internacional de Combate às Hepatites Virais

No dia 28 de julho, realizou-se a Campanha do Dia Internacional de Combate às Hepatites Virais  na Unicamp, com foco na população atendida nos Ambulatórios do Hospital de Clínicas da Unicamp. A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 28 de julho como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a partir de iniciativa e propostas brasileiras, em maio de 2012. Desde então, o Ministério da Saúde do Brasil cumpre uma séries de metas e ações de prevenção e controle para o combate à doença através de seu Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde.

A celebração da data tem como objetivo atrair atenção para o tema e incentivar o diálogo, principalmente no campo da saúde pública. A criação de novas políticas públicas e a eficiência das que já existem garante acesso universal ao tratamento e prevenção dessas doenças.

A doença
Existem sete tipos de Hepatite: A, B, C, D, E, F (ainda não diagnosticada em humanos) e G. A doença pode causar a infecção crônica do fígado e possivelmente se tornar câncer na idade adulta. A inflamação pode ser causada pelo vírus da doença, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
Entre os sintomas da hepatite estão mal estar, dor abdominal, febre baixa, dor de cabeça. fadiga, vômitos e pele amarelada.

Prevenção
Estima-se no Brasil que 2,3 milhões de pessoas tenham algum tipo de hepatite e cerca de 1,5 milhão são portadores do tipo C, o mais grave. 
A vacina contra o tipo B está disponível na rede pública e sua imunização ocorre em três doses. A segunda dose deve ser tomada um mês após a primeira dose e a última, seis meses depois da primeira. A faixa de imunização atinge homens e mulheres até 49 anos. Na rede privada, pode-se tomar a vacina combinada contra as hepatites A e B.

Pessoas que compõem o chamado grupo de risco são profissionais do sexo, trabalhadores da área de saúde, coletores de lixo, usuários de drogas injetáveis, índios, vítimas de abuso sexual, doadores de sangue, pessoas reclusas, dentre outras. Elas podem e devem procurar as unidades de saúde para se vacinarem. Para estes, a vacinação é realizada independentemente da faixa etária e não é necessário revelar o motivo pelo qual se está buscando a vacina. É preciso apenas estar com o cartão de vacina.

Para implementação da proposta na Unicamp, houve cuidadoso preparo dos envolvidos, como preconiza o Ministério da Saúde (MS); por meio de capacitações on-line in loco; bem como pelo treinamento prático oferecido pela Enfermeira Carla Otero, multiplicadora treinada pelo MS. 

No âmbito da FEnf, o evento contou com o apoio e presença das docentes Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitase Profa. Dra. Maria Helena de Melo Lima; com as pós-graduandas Flávia Zanchetta e Juliany Lino; e com os alunos de graduação Beatriz Barbieri, Luana Henckein, Thales Garbo, Vanessa Pierrotti, Flávia Nagahama, Giulia Bombonatti, Priscila Tami, Ana Helena Ferrette e Gabriela Machado; entre outros. 

Fizeram parte da equipe de apoio, ainda, a Profa. Dra Raquel Stucchi, chefe do serviço de Infectologia, a Enfermeira Silvia Lazarini, o Prof. Dr. Tiago Sevá e Dr. Marlone Cunha da Silva; da Gastrocliníca.


Informações

PAHO (Organização Pan-Americana da Saúde) — (11) 3255–5674

FEnf apoia Campanha do Dia Internacional de Combate às Hepatites Virais
FEnf apoia Campanha do Dia Internacional de Combate às Hepatites Virais
FEnf apoia Campanha do Dia Internacional de Combate às Hepatites Virais
FEnf apoia Campanha do Dia Internacional de Combate às Hepatites Virais
FEnf apoia Campanha do Dia Internacional de Combate às Hepatites Virais

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária realizou, nos dias 07 e 14/04, nos canteiros da Faculdade de Enfermagem (FEnf), encontros com os alunos da disciplina EX 037 – Ações de Sustentabilidade: cultivo de uma Farmácia Viva, coordenada pela Profa Dra Thalyta Cristina Mansano Schlosser.  A ação faz parte da proposta do…

A FEnf tem se destacado, ao longo dos últimos anos, com ações extensionistas de impacto na transformação social bem como na formação dos estudantes. Considerando a atuação dos docentes no diálogo e na troca de saberes entre a Universidade e a Sociedade Civil, a CoEX  incentiva os docentes FEnf a fortalecerem suas ações e atuações na Extensão…

Docentes e estudantes da Área da Saúde da Unicamp visitam o HES, em Sumaré, em apoio à manutenção do convênio entre governo do estado e universidade para gestão do hospital/Foto: Camila Delmondes  

No período de 03 a 07 de fevereiro de 2025, foi oferecido a 5ª edição do curso de verão "Ubuntu 2025 - Vivência Educacional Multirracial: Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde", coordenado pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos, com a parceria do discente de Doutorado, Giovanne Bento Paulino e colaboração da Profa. Dra. Andrea Ayvazian, da…

O Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, que atua na Área de Saúde Mental na Faculdade de Enfermagem, esteve presente no Seminário “Pessoas em Situação de Rua: Perfil sociodemográfico, epidemiológico e a importância do cuidado”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Suzano (SP) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa é…