FEnf recebe Prof. Rafael Pimentel Maia, do Grupo de Trabalho Ingresso Unicamp 2019

No dia de hoje, a comunidade interna da FEnf recebeu o Prof. Dr. Rafael Maia, docente do Departamento de Estatística do IMECC, Coordenador de Pesquisa e Gestão da Informação da Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST) e memebro do Grupo de Trabalho (GT) Ingresso Unicamp 2019. A pauta da palestra baseou-se na apresentação da proposta delineada pelo GT, com vistas a criar estartégias para formalizar o acesso de estudantes à Universidade por meio de cotas étnico-raciais.

Participaram da reunião docentes, dicentes e funcionários da unidade, totalizando cerca de 40 pessoas. 

A exposição do Prof. Rafael incluiu:

1) alterações no Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS);

2) oferta parcial de vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU)-INEP/MEC;

3) adoção de cotas étnico-raciais;

4) criação do Vestibular Indígena;

e 5) ingresso por vagas designadas para melhores classificados em olimpíadas, competições de conhecimento ou outras modalidades que demonstrem desempenho excepcional do estudante a critério de áreas específicas. 

Em suma, do total das vagas, 15% serão reservadas via vestibular para autodeclarados pretos e pardos (PP); 10% serão reservadas via SISU para candidatos que cursarem todo o Ensino Médio em escola pública (EP); 5% serão reservadas via SISU para autodeclarados pretos e pardos; e 5% serão reservadas via SISU para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e que tenham cursado o ensino médio em escola pública (PPI + EP). Assim, 25% das vagas totais serão reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos (PP) (15% no Vestibular e 10% no SISU), e 15% do total de vagas serão reservadas no SISU para candidatos que cursarem todo o Ensino Médio em escolas públicas (EP).

O conteúdo apresentado pelo Prof. Rafael pode ser acessado na íntegra na em documento apresentado ao CONSU na reunião do dia 31 de agosto de 2017. Para lê-lo, clique aqui!

Como próxima etapa, a Diretoria convida a todos para no dia 22/09/17 às 10h00 realizar os apontamentos necessários para a elaboração do documento final, contendo a posição da Faculdade de Enfermagem a respeito da política de ingresso, no Anfiteatro da Faculdade de Enfermagem. 

 

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária realizou, nos dias 07 e 14/04, nos canteiros da Faculdade de Enfermagem (FEnf), encontros com os alunos da disciplina EX 037 – Ações de Sustentabilidade: cultivo de uma Farmácia Viva, coordenada pela Profa Dra Thalyta Cristina Mansano Schlosser.  A ação faz parte da proposta do…

A FEnf tem se destacado, ao longo dos últimos anos, com ações extensionistas de impacto na transformação social bem como na formação dos estudantes. Considerando a atuação dos docentes no diálogo e na troca de saberes entre a Universidade e a Sociedade Civil, a CoEX  incentiva os docentes FEnf a fortalecerem suas ações e atuações na Extensão…

Docentes e estudantes da Área da Saúde da Unicamp visitam o HES, em Sumaré, em apoio à manutenção do convênio entre governo do estado e universidade para gestão do hospital/Foto: Camila Delmondes  

No período de 03 a 07 de fevereiro de 2025, foi oferecido a 5ª edição do curso de verão "Ubuntu 2025 - Vivência Educacional Multirracial: Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde", coordenado pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos, com a parceria do discente de Doutorado, Giovanne Bento Paulino e colaboração da Profa. Dra. Andrea Ayvazian, da…

O Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, que atua na Área de Saúde Mental na Faculdade de Enfermagem, esteve presente no Seminário “Pessoas em Situação de Rua: Perfil sociodemográfico, epidemiológico e a importância do cuidado”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Suzano (SP) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa é…