No período de 22 a 26 de julho de 2024, foi oferecida a 4ª edição do curso Ubuntu 2024 - Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde, coordenada pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos, com a parceria do discente de Doutorado Giovanne Bento Paulino e colaboração da Profa. Dra. Andrea Ayvazian, da School of Public Health & Health Sciences da UMass Amherst, USA.
Também participaram do curso, como discentes facilitadores, Rafaela Gioseffi, Ana Paula Santos, Isabella Risi Dias, Bruno Cabral (discentes do curso de Graduação em Enfermagem), Gabriela Bragagnollo (aluna de pós-doutorado em Enfermagem), Sabrina Garcia Lamarão e Pedro Ramos (discentes do curso de Graduação em Medicina), Vitória Cabral (discente do curso de Graduação em Farmácia) e Luis Alexandre (discente do curso de Graduação em educação física).
No total, o curso teve 25 participantes, dentre eles, alunos dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Educação Física, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biologia, Ciências Do Esporte, Ciências Sociais, Estudos Literários, História, Pedagogia e Sistemas De Informação. Entre o grupo, também tinham como participantes 01 professor da FEnf e 01 enfermeira do HC.
O curso, que tem como objetivos promover a vivência educacional de estudantes de diferentes origens étnico-raciais para valorização da diversidade, equidade e inclusão na saúde; desenvolver reflexões para sensibilização do indivíduo para questões raciais e de vulnerabilidade social a partir do enfrentamento do racismo e outras formas de opressão; e discutir práticas inclusivas para promoção de saúde de populações historicamente minorizadas e vulnerabilizadas. A vivência utilizou das seguintes ferramentas:
- Círculos de Cultura de Paulo Freire: rodas de conversa em pequenos e grandes grupos facilitando a construção do saber por meio de diálogo com perguntas norteadoras e disparadoras das discussões.
- MRULE (Multi Racial Unity Life Experience), que se pauta em grupos multirraciais com diversidade étnico-racial, cultural, sexual entre outras subjetividades para assim compor com troca de experiências e vivências que possibilitem articulação teórico-prática das diversas opressões presentes na sociedade.
- Método dos 4R’s: construído pela professora Débora em sua tese de doutorado, defende que o enfrentamento contra o racismo deve se pautar em quatro momentos representados pelas palavras “Reconhecer”, “Romper”, “Resistir” e “Reparar”, permitindo com que os participantes possam experienciar esses quatro momentos ao longo do curso, trazendo suas próprias ações de reconhecimento, rompimento, resistência e reparar dentro de cada um dos 4R’s.
Durante a vivência foram abordados temas como racismo estrutural, racismo institucional na saúde, interseccionalidade, ancestralidade indígena e africana, desafios de acessibilidade na universidade, capacitismo e estratégias de resistência no cotidiano.
Em uma perspectiva de educação libertadora, crítica e reflexiva, os indivíduos que participam do curso têm autonomia e um lugar seguro para partilhar sua vida cotidiana e como o preconceito, a discriminação e as diversas opressões se constituem no dia a dia. Dessa forma, a vivência evidencia as estruturas sociais, políticas e econômicas que de maneira sutil e silenciosa propagam as violências e reproduzem as opressões. Além disso, como são temáticas sensíveis, elas são abordadas com afeto e acolhimento dos participantes que de uma maneira contra hegemônica e processual constroem estratégias de enfrentamento às opressões.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza toda a equipe Ubuntu pelo trabalho de tanta importância e visibilidade, e almeja que o curso continue requerido pela comunidade e cresça circunstancialmente.