Nos dias 25 a 27 de outubro de 2022, aconteceu o XXX Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, realizado no Centro de Convenções e Ginásio Multidisciplinar da Unicamp.
O evento tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de Iniciação Científica e Tecnológica realizados por alunos de graduação da Unicamp, bem como de outras instituições. Visa também contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas.
A Faculdade de Enfermagem esteve presente com os trabalhos vinculados aos projetos de Iniciação Científica dos alunos de iniciação científica: Ágata Guerra Fraga Souza, Aline Thaís Augusto Da Silva, Amanda Ramos do Nascimento, Ana Carolina Dos Santos Silva, Ana Carolina Silva Dos Santos, Ana Júlia Jacomelli Metzner De Oliveira, Ana Paula Favaro Santana, Ana Ruth Assumpção Gomes, Anna Júlia Martineli Jurizato, Ariane Araujo De Oliveira, Beatriz Gigante Neves, Beatriz Santos Silva de Sena, Beatriz Souza Fortunato Da Silva, Bruna Cristina Ribeiro, Camila Cristina De Carvalho, Camila Giovanna Teixeira Ribeiro, Carina Monteiro Carrillo, Carla Cestarioli Rodrigues, Cassia Da Silva Cardozo, Clara Bellintani Falcão De Sousa, Daniella Aparecida Nogueira Vieira, Dayane Pereira Dos Santos, Emanuelle Oliveira Girotto Bozi, Fabiana Caroline Donadoni, Fabiana Sayuri Pereira Hirata, Fiama Demitria Santana Da Silva, Gabriel Borba De Castro, Gabriela Alves Godoy, Gabriela Morilhas Barbosa, Gabrielle Martins Da Silva, Gabryelle Vitoria Rodrigues Dos Santos, Gustavo Mira Do Nascimento, Heloisa De Moraes E Silva, Isabella Risi Dias, Isabella Toscano Valentim Carlos, Jéssica Lousano Dionisia, Jhonatas Grigorio Alcantara Santos, João Victor Nascimento Rueda, Joyce Ruana Izidorio do Nascimento, Julia Santos André, Laís Daniele Malandrin Da Silva, Larissa Gregner Pereira, Leticia Fiorini Carbol, Letury Iris Pereira Santos, Lilian Ceroni Vieira, Lorrayne Karolina De Almeida, Louise Assumpção Rondini, Mariana De Siqueira Rosa, Natallie Frassane Guimarães, Náthaly Cristine Bueno Faria Dos Santos, Pedro Antonio Teodoro De Moraes, Pedro Molinari Genari, Rafaela De Medeiros Bussi Teixeira, Sarah Oliveira Da Silva, Sharlla Milenia Nogueira Da Silva, Stéfani Vieira, Thainara Rocha De Sousa, Thais Munhoz Bueno, Thalyta Carvalho Pinheiro Kneip, Vitória Rocha Janhaque, Vitória Yukari Chaves Aoki, Yanni Rízia De Souza Amorim, Yasmim Garcia Dos Santos, Yasmin Gonçalves Machado Da Silva, Ygor De Oliveira Navarro Da Conceição e Yohanna Maria Silva Lima.
Um Comitê Assessor representante do CNPq, composto por docentes de outras universidades, foi responsável pela seleção dos 20 melhores trabalhos apresentados por alunos da UNICAMP nas grandes áreas (Artes, Humanas, Biológicas, Exatas e Tecnológicas).
Dentre os trabalhos premiados da área de biológicas, destaca-se o trabalho "Conhecimento sobre as boas práticas de assistência ao parto de puérperas atendidas em um hospital de ensino", da aluna Beatriz Gigante Neves, orientado pela Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, premiado com Mérito Científico, recebendo premiação em valor monetário.
O referido trabalhou trouxe como resultado dados preocupantes, uma vez que para todos os itens avaliados, a categoria “nenhuma informação” foi a maior. Esta é uma informação relevante e que denota uma importante lacuna no processo educativo realizado na assistência pré-natal. Conclusão: Entende-se que qualificar o processo educativo no atendimento pré-natal é uma das principais estratégias para proporcionar o protagonismo e a autonomia das mulheres no momento do parto, além de ser uma prática fundamental do cuidado integral.
A aluna Ana Carolina Silva dos Santos, orientada pela Profa. Dra. Talita Balaminut, foi agradeciada com Menção Honrosa no evento com o trabalho intitulado "Perfil dos neonatos e prevalência do aleitamento materno na segunda etapa do Método Canguru de um hospital universitário", que trouxe como resultados que o perfil dos neonatos incluiu, em sua maioria, prematuros moderados, de baixo peso ao nascer, de gestação única, cujas mães são adultas jovens. A prevalência do aleitamento materno exclusivo na alta hospitalar foi de 74,81%. O tipo de leite administrado na admissão e durante a internação na UCINCa apresentou relação significante com o aleitamento materno exclusivo ou não na alta, assim como a duração da internação. Conclusão: Demonstra-se ser possível a efetivação do aleitamento materno exclusivo em bebês prematuros e de baixo peso hospitalizados, atrelado aos benefícios do Método Canguru. Conhecer o perfil e a prevalência do aleitamento materno desta população pode permitir a qualificação da assistência, o gerenciamento dos desafios para a realização desta estratégia, além de promover maior comprometimento da equipe para sua realização.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os alunos envolvidos nas pesquisas de Iniciação Científica, o que mostra o comprometimento com a pesquisa e seu valor frente às ameaças recebidas nos últimos tempos. Parabenizamos também cada orientador por todo o trabalho realizado e pelo incentivo aos alunos de atuarem de forma ativa na ciência do país.