No dia 03 de dezembro, o site Massachusetts Institute of Technology (MIT) App Inventor publicou uma nota destacando o aplicativo desenvolvido pelo aluno de Doutorado da FEnf, Carlos Jorge Poblete Jara, orientado pela Profa. Dra. Eliana Pereira Aráujo no Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, onde o discente realiza sua pesquisa.
O aplicativo chamado Labinsane visa otimizar a anestesia e analgesia durante intervenções experimentais em animais e é utilizado como plataforma para implementação de três protocolos diferentes. Os protocolos estão focados na otimização da dosagem de anestésicos, redução da dor e indução do diabetes. Os pesquisadores têm em mãos uma maneira fácil e prática de calcular doses individuais para um grande número de animais; portanto, permitindo a determinação ideal da dosagem do medicamento necessária para anestesia, analgesia e indução de diabetes.
Labinsane foi validado comparando a dose individual determinada pelo inventor do MIT App versus uma fórmula de planilha (Excel), que resultou em uma correspondência de 100% em mais de 400 procedimentos. Desde sua implementação em 2017, o aplicativo Labinsane ajudou a reduzir a perda de animais de 20 para 1,5%.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza os envolvidos na pesquisa e se sente gratificada pelo grande destaque recebido e pela grande parceria com o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da Unicamp.
O aplicativo está disponível no Google Play
Clique aqui para acessar na íntegra a publicação no site do MIT